domingo, 26 de setembro de 2010

Dia da Bíblia

A Bíblia não é um livro, mas sim uma biblioteca. A Biblioteca mais importante do mundo. Uma biblioteca que contém 73 livros, dos quais 46 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Os assuntos de cada livro não se referem à história, à ciência, à filosofia... mas cada livro, enquanto redigido sob a moção do Espírito Santo, é uma mensagem viva de Deus Pai para nós seus filhos muito amados. Tudo ali tem sentido para a nossa vida no contexto histórico, social e religioso em que vivemos. Por isso, quando nos colocamos diante de um texto bíblico tenhamos atitudes de muito amor e reverência. É Deus que nos está falando. E sua Palavra é eterna, ela permanece para sempre. Ela é, conforme o Salmo 118,105, “um facho de luz iluminando nosso caminho”.
A Palavra da Bíblia, que é “força de Deus para a salvação de todos os que crêem, manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento” (DV 17). “Estes escritos nos fornecem a verdade definitiva da Revelação divina. Seu objeto central é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, seus atos, ensinamentos, paixão e glorificação, assim como os inícios de sua Igreja sob a ação do Espírito Santo” (DV 20).
“Os Evangelhos são o coração de todas as Escrituras, ‘uma vez que constituem o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador’ (Catch. R. 125). Daí, a importância de o conhecermos através da leitura assídua e meditação destes textos sagrados que estão à nossa disposição para nosso enriquecimento espiritual. Aliás, “a leitura da Sagrada Escritura, como também a oração da Liturgia das Horas e do Pai-Nosso e todo ato sincero de culto ou de piedade, reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e contribui para o perdão dos pecados” (Catch. R., 1437), motivando-nos para um engajamento na comunidade eclesial, concretamente falando, na comunidade paroquial.
Constantemente, por diversos meios, a Igreja nos exorta a todos, fiéis cristãos, a que, pela freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendamos “a eminente ciência de Jesus Cristo” contida, particularmente, nos santos Evangelhos (Cf. Catch. R. 133). Segundo a Dei Verbum, nº 25, lembremo-nos, de que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, pois, dessa forma se realiza em nosso interior um verdadeiro diálogo de Deus conosco, pois “a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos" (S. Agostinho). Portanto, assim como reservamos tempo para nos alimentar, dormir, trabalhar, estudar, assim também reservemos um tempo, que será precioso, para a leitura e meditação da Palavra de Deus na Bíblia. Que o mês de setembro, dedicado especialmente à Bíblia Sagrada, incentive-nos a cultivar o bom e santo hábito de lermos e meditarmos os textos bíblicos todos os dias.
Citando o documento Dei Verbum, o Catecismo da Igreja nos diz que o poder e a eficácia da Palavra de Deus é tão grande que ela constitui sustentáculo e vigor para nossa Igreja, e, para nós, seus filhos; na medida em que a lemos e a acolhemos como fez Maria, a Mãe de Jesus, a Palavra se torna firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual e nos incentiva a nos comprometermos profunda e concretamente com o Reino de Deus.
Que em cada momento reservado para esse exercício espiritual, possamos contar com a ajuda de Nossa Senhora, que tão bem soube acolher e vivenciar a Palavra de Deus em sua vida. Na verdade, ela gestou o Verbo de Deus em seu ventre virginal e nos proporcionou a graça de o termos entre nós como um de nós, para que assim nos tornássemos como ele, verdadeiros filhos de Deus.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/dom-celso-antonio-marchiori/4616-o-valor-da-biblia-em-nossa-vida
Paróquia de Sant'Ana Bom Jardim

domingo, 12 de setembro de 2010

Confiar na Palavra de Deus

Vivenciando o mês da Bíblia vamos refletir o ato de confiar verdadeiramente na palavra do Senhor. É nela que compreendemos o amor e a compaixão de Deus para com seus filhos, encontrando forças para enfrentar as nossas tribulações diárias.
Quantas vezes na vida nos deparamos com uma tristeza profunda que insiste em atormentar nossa consciência, bate aquela fraqueza, aquela vontade de desistir da vida, abrir mão de tudo. Porém Deus em sua palavra nos faz mais forte e capaz de enfrentar qualquer tipo de dificuldade.
Seja tristeza, dor, angustia ou sofrimento, tudo isso não se compara ao amor grandioso de Deus. E quem confia na sua palavra, vive de acordo com sua vontade, sem nunca deixar-se abalar. Acredite verdadeiramente nesse amor, e nas promessas divinas em sua vida, nunca Ele te abandonará.
Salmo 84:13 "Senhor dos Exércitos, feliz o homem que confia em ti!"
Leia a Bíblia Diariamente!
Paróquia de Sant'Ana Bom Jardim - PE

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desfile Cívico

Escolas destacam a preservação do nosso patrimônio, ressaltando a importância da fé na história do município de Bom Jardim. Paróquia de Sant'Ana Bom Jardim - PE

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Reflita durante o mês da Bíblia

O mês da Bíblia começou no último domingo, 31 de agosto, e vai até 28 de setembro, quando se comemora o Dia da Sagrada Escritura.
Durante todo o mês de setembro, propomos que você cristão católico tenha uma aproximação maior das Sagradas Escrituras. Um compromisso de amor com a palavra de Deus. Portanto, a Bíblia é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Nela encontramos as respostas para os nossos problemas, e a base para os princípios e valores morais.
Que durante esse mês dedicado a Bíblia, possamos caminhar de acordo com a palavra do Senhor, buscando cada vez mais seguir seus ensinamentos.
Paróquia de Sant'Ana Bom Jardim - PE