sábado, 29 de setembro de 2012

Encerramento do Mês da Bíblia

Agenda para o Dia da Bíblia

30/09 domingo
08h00 - Celebração Eucarística / Dia da Bíblia
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana

16h00 - Reunião do Grupo de Oração Línguas de Fogo
Local: Capela de Nossa Senhora do Carmo

19h00 - Celebração Eucarística / Dia da Bíblia
Local: Igreja Matriz de Sant’Ana


Estamos encerrando o mês dedicado aos estudos da Bíblia. Assim, é preciso que cada cristão, comprometido durante este período a reservar um tempo para estudar a Palavra de Deus,  não fique apenas neste tempo, mas intensifique ainda mais sua leitura.
A Sagrada Escritura é um dos livros mais lidos em todo o mundo. Mais que um best seller, ela é especial, porque foi escrita exclusivamente para você. Segundo o professor Felipe Aquino, a Bíblia é como uma carta de Deus escrita para toda a Igreja.

“Jesus não escreveu nada, apenas deixou para que a Igreja escrevesse. Ele disse: “O Espírito Santo relembrará todas as minha palavras”. Por isso, é importante que a família tenha um lugar especial para a Bíblia e proporcione momentos de reflexão da Palavra a seus membros”, disse o professor.

É fundamental os cristãos entenderem que a Palavra de Deus é o livro do amor do Senhor revelado a nós. Toda a historicidade presente, em cada um dos 73 livros da Bíblia, conta para nós a verdade de Jesus, pois, nela, estão presentes os mais de 40 milagres realizados pelo Senhor, os quais homem nenhum poderia realizar. 

Texto: Alessandra Borges / Canção Nova - Matriz de Sant’Ana http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novidades em outubro

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana,  em parceria com o Ir. Josimar Araújo (Sociedade Joseleitos de Cristo), lançará aqui no blog o especial intitulado “Santa Terezinha do Menino Jesus”. Uma riquíssima reflexão (em duas postagens) que abordará o testemunho ardoroso dessa santa tão querida pelos seus devotos.

Desejo ardentemente do fundo de minha alma, que estas simples palavras sirvam como contributo para formação espiritual dos paroquianos de Sant’Ana de Bom Jardim e a todos que lêem este exímio meio de comunicação. Que Santa Terezinha ‘a perita do amor’ seja exemplo de santidade para nós nos tempos hodiernos e, que conduza-nos ao encontro interior com Cristo Ressuscitado.” Destaca Josimar Araújo.

Redação: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana / Texto: Josimar Araújo / Produção: Bruno Araújo e Maria Barbosa / http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

São Cosme e Damião

Eram gêmeos e filhos de uma família nobre. Nasceram por volta do ano 260 depois de Cristo, na região da Arábia e viveram na Ásia Menor. Desde jovens, manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem na Síria.

Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.

Amavam Cristo com todo o fervor de suas almas e decidiram atrair pessoas ao Senhor por meio de seu serviço. Não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam; por esse motivo, eram chamados “anárgiros”, ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro, que não são comprados por dinheiro”. A riqueza que almejam era fazer da sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.

O coração dos irmãos ardia por ganhar vidas, e nisto se envolveram por meio da pratica da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre na oração, operaram verdadeiros milagres, pois, em nome de Jesus, curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte. Eles se deixaram ser movidos por Deus e souberam conciliar o conhecimento científico com a intelectualidade e a espiritualidade na alegria e na tristeza.

Que nossa vida possa ser sempre inspirada pelo Espírito Santo como os testemunhos destes santos.

Rezemos com esta oração, pedindo a intercessão de São Cosme e São Damião

“São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino dos Céus’. São Cosme e São Damião, rogai por nós.

Fonte: Canção Nova 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dicas de como ler a Bíblia

A Bíblia precisa ser lida todos os dias. Assim, como o corpo precisa de alimento, a palavra de Deus é o alimento para o Espírito. A Bíblia foi feita para ser usada, por isso não tenha receio de riscá-la; ela é um instrumento de trabalho.

Eis a receita de como fazer o diário espiritual:

Em um caderno que vai ser exclusivo para fazer o estudo, coloque no alto da página data, em seguida, o trecho lido; (Ex.: I Jô 1,2)

Depois você anota:

Promessa: o que o Senhor nos promete;
Princípio Eterno: aquilo que não muda nunca;
Ordem: são os pedidos do Senhor para nós;

Depois, você vai anotar: a mensagem de Deus para você naquele dia, e como colocar em prática em sua vida. É a parte concreta e pessoal do diário, e portanto, a mais importante.

Fonte: Livro A Bíblia no meu dia-a-dia / Pe. Jonas Abib

sábado, 22 de setembro de 2012

Atitude desrespeitosa

Fomos informados de um fato lamentável que circula no mundo virtual. Trata-se da imagem de Frei Damião de Bozzano exposta de maneira abusiva, desrespeitosa. Uma atitude isolada cometida por alguém que não respeita o patrimônio público, e muito menos, a credulidade devocional que o monumento representa.


Não estamos divulgando o fato para fins partidários, e sim, para orientar que determinadas atitudes (que manifestam preferências partidárias) tem limite, momento e local adequado.

Exortamos os fiéis ao exercício de uma campanha limpa, pautada nos valores cristãos da boa convivência e do respeito ao próximo. Expressemos nossas opiniões de maneira amigável, tendo a convicção de que o único que devemos “exaltar”, é Jesus Cristo, nosso salvador.

Repudiamos qualquer tipo de ação que venha atentar contra os princípios religiosos do povo bonjardinense.

Conheça o que o monumento representa!

A estadia do frade capuchinho em Bom Jardim revigorou o sentimento religioso disseminado pelos seus primeiros irmãos de ordem que em Bom Jardim estiveram de 1874 a 1876. Sempre acompanhado pelo seu devotado amigo (Frei Fernando) alcançaram um grande prestígio e admiração de toda população. A figura de Frei Damião representava (na época) para a mentalidade popular, a  solução definitiva dos problemas, a cura das enfermidades e o auxílio aos mais necessitados. Esses fatores contribuíram para diversos tipos de manifestações. Multidões se deslocavam de suas respectivas localidades para contemplá-lo junto aos bonjardinenses, aglomerados nas estreitas vielas da cidade.


As pregações à moda antiga de Frei Damião causava inquietude entre os bonjardinenses, resultado de um método pautado pelos princípios teológicos do Concílio de Trento, que estima pelos valores da fé e disciplina da Igreja. Em suas visitas ao município, aproximou o povo de uma vivência qualitativamente sacramental: casamentos, confissões, distribuição de comunhão, batizados, pregações, missas e conversões, proporcionavam um intenso movimento espiritual entre os habitantes sensibilizados pela intensidade do espírito religioso das santas missões. O fascínio pelas suas ações pastorais está presente nos diversos depoimentos populares, até mesmo quando a graça não se alcançava. 

O trajeto missionário do frade foi marcado por um incansável projeto de disseminação religiosa, onde trabalhou incessantemente pela salvação e solidificação da fé dos fiéis bonjardinenses.

Nota: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/