segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Encerramento do Mês da Bíblia

A solenidade de encerramento do Mês da Bíblia reuniu os paroquianos num clima de muita fé, na manhã de ontem, 29, na Igreja Matriz de Sant’Ana.


O dia festivo teve início com a Caminhada da Bíblia saindo da Capela de Nossa Senhora do Carmo até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.

A Confraria de São Vicente de Paulo junto à Pastoral Litúrgica (responsáveis pela organização da caminhada) ministraram uma breve catequese elucidando aos fiéis sobre a importância da leitura e prática da Palavra de Deus, como também os projetos assistenciais realizados pelos Vicentinos; a exemplo da ação solidária em prol dos residentes do lixão municipal.

Durante homilia, Pe. Elias Roque fez referência ao Evangelho Dominical, Lc 16,19-31, que apresenta a Parábola do Rico e Lázaro.

“Infelizmente ainda existe muitos ‘Lázaros’ que anseiam por um simples prato de comida. Já presenciei uma cena lastimável onde uma senhora revirava a lata de lixo em busca das sobras de comida ali depositadas. Quantos de nós desperdiçamos comida enquanto muitos de nossos irmãos estão com fome, nas sarjetas, fazendo das sobras um modo de subsistência! Essa parábola é muito atual. Muitos esbanjam riquezas em festas enquanto outros estão sofrendo, abandonados à própria sorte. Aquele que despreza o pobre, desconhece o próprio Deus. Sejamos mais conhecedores da Sagrada Escritura, para que amemos o próximo como nos recomenda seus ensinamentos.” Frisou o sacerdote.

No ensejo festivo, no término da Santa Missa, foi apresentado o vencedor da nossa promoção virtual que contemplou a melhor frase sobre a Bíblia com uma Bíblia Edição Pastoral, novinha. O vencedor foi o jovem Adjair Brasiliano, com a frase: “A Bíblia é a carta de amor que Deus escreveu para a humanidade, e nela o mais importante não é o que expressam a tinta no papel, mas sim o que as suas letras expressam em nossa vida.”. Num gesto belíssimo, Adjair Brasiliano doou o prêmio para uma paroquiana que não tinha Bíblia, que estava presente na celebração.

A solenidade também contou a presença de Ana Lúcia, Vicentina, presidente do conselho central de Limoeiro, que conduziu o acolhimento de 16 novos membros na Sociedade São Vicente de Paulo.

No dia que também celebramos a Festa dos Santos Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael, a Pastoral Litúrgica e os servos da Renovação Carismática realizaram mais uma ação preventiva de controle da hipertensão arterial, com direito ao tradicional cafezinho.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/