quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Presépio: Significado profundo

Qual o significado dos Presépios?


O significado do Presépio é muito profundo. É a tentativa de mostrar como o Filho de Deus se Encarnou na Humanidade e na realidade dos humanos.
O cenário de um Presépio deve nos convencer de que Deus abriu mão do uso de seu poder e divindade, e veio morar entre os humanos, para ensinar as pessoas todo o bem necessário para ser feliz.
O presépio nos mostra que o desapego é necessário para a conscientização daquilo que é de mais precioso e sagrado: a vida! Ela é dom Deus e a missão dos humanos é experienciá-la na justiça, na fraternidade e na paz.
Uma comunhão de vida, entre irmãos, e com os recursos humanos e naturais que Deus nos oferece abundantemente. A fraternidade universal: direito e dever de todos nós!

Existe um período correto para montar e desmontar os Presépios?

Existe um período certo para montar e desmontar os Presépios. Inclusive, com os devidos e respeitosos cuidados com as sagradas imagens (Sagrada Família, anjo e santos reis). A montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico.
No Brasil, desde o século XVIII, a Igreja orientava aos fiéis para montar o Presépio no dia 15 de dezembro (primeiro dia do Tríduo de Nossa Senhora da Expectação do Parto, com Festa dia 18) e desmontá-lo, no dia seguinte à Epifania (Festa de Reis, 06 de janeiro).
Atualmente, costuma-se montá-los para o primeiro domingo do Advento (o primeiro domingo do advento será dia 02 de dezembro) ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e/ou Comunidades, deixando a manjedoura vazia até o final da Missa da Vigília (do Galo), na noite do dia 24 de dezembro, quando se deve colocar a imagem do Menino Deus na manjedoura.
O Presépio deve ser desmontado na segunda-feira, após o domingo (entre 2 e 8 de janeiro) da Epifania. Portanto, a permanência do Presépio segue a orientação Litúrgica Católica, no Ciclo do Natal, tanto para as Orações Domésticas, quanto ao Culto Público nas igrejas e praças.

Trecho: Entrevista de José Mauro Maciel ao Portal A12 / Redação Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana
http://matrizdesantana.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário