De 1º a 8 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. A iniciativa, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, propõe neste ano o tema “Em família defendemos a vida! Com alegria e esperança”.
Dois gestos concretos foram propostos para marcar a celebração da vida durante esta semana: o badalar dos sinos, como sinal de alegria, acompanhada da oração do nascituro; e a vigília pela vida, em que se propõe “acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida”. Na Igreja Particular de Nazaré, o badalar dos sinos acontecerá às 12h do dia 08 de outubro, terça-feira, em todas as igrejas matrizes e capelas deste território diocesano, como sinal da vida; o acendimento das velas também acontecerá neste dia, como encerramento da Semana da Vida. A proposta foi feita pelo o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese de Nazaré, Padre Cleydson Ferreira.
Padre Cleydson motivou, ainda, todas as paróquias, áreas e setores pastorais a promoverem, durante esta semana, como um sinal de esperança, momentos de oração e celebrações nas ruas, nas famílias; além de ações diversas, inclusive nas escolas, em parceria com profissionais da saúde, com a finalidade de oferecer esse suporte social e religioso e defesa da vida, sobretudo junto aos mais vulneráveis e indefesos.
A Semana Nacional da Vida é uma ação que busca conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde o nascimento até seu fim natural. "É um momento e mobilização que nós podemos mostrar ao mundo que a vida é um dom de Deus, que a vida vale a pena, que a vida tem sentido e que a vida deve ser celebrada, sentida com alegria", declarou em entrevista o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário