A celebração do Dia dos Pais realizada ontem, 11, na Igreja Matriz de Sant’Ana, abriu por excelência a Semana Nacional da Família em nossa comunidade paroquial. O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB para este ano é: “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”, que propõe às paróquias e comunidades em todo território nacional o debate sobre a transmissão da fé cristã na família.
Durante homilia, Pe. Elias Roque destacou pontos importantes sobre o papel do pai na constituição familiar, além de sugerir como vivenciar a Semana Nacional da Família nos lares e comunidades bonjardinenses.
“Como exercer bem o papel de pai no mundo tão hostil? Esse questionamento nos propõe uma reflexão profunda em relação ao que o mundo contemporâneo impõe aos casais recém casados. Os avanços tecnológicos suprimem o diálogo entre pais e filhos, tornando distante o convívio ativo entre os membros da família. O pai, figura forte do lar, é indubitavelmente responsável pela preservação dos valores que constituem uma família sadia, fundamentada na fé e nos ensinamentos da Igreja. A família ainda é a base da sociedade. Lutemos por uma sociedade mais justa como nos recomenda o Santo Padre o Papa Francisco. É preservando a família que alcançaremos uma sociedade mais humana e fraterna.” Enfatizou o sacerdote.
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, sugere algumas atividades motivadoras às comunidades paroquiais para a Semana Nacional da Família 2013:
Nos ambientes da igreja
• Celebrações, conferências, palestras, seminários, cursos, vigílias, memórias, homenagens, Horas Santas, procissões (com foco na liturgia dominical da família).
• Motivar os bispos, padres e seminaristas e, membros afastados e ex-coordenadores da comunidade para a Semana da Família (convidar para almoço, reunião, homenagem)
• Preparar ambiente das comunidades para celebrar a Semana da Família - mudar o ambiente, como no Natal (cartazes, imagens, murais, flores, faixas).
Nos ambientes públicos
• Pelos meios de comunicação - rádio, TV, jornais, boletins, murais, redes sociais (facebook), enviar e-mails temáticos a cada dia. Elaborar textos e falas pequenas e temáticas sobre a beleza da família.
• Manifestações evangélicas nas ruas, na câmara municipal, mesas redondas com lideranças comunitárias e religiosas.
Nas escolas
• Encontros entre os membros das famílias dos alunos no ambiente doméstico;
• Celebrações Ecumênicas, ou não, no ambiente escolar;
• Atividades escolares e lúdicas centradas na temática anual;
• Visibilidade da família cristã: testemunhos, manifestações, caminhadas, publicidade etc.
• Conferências e cursos sobre família
• Utilização do subsídio “Hora da Família” para professores e para as reuniões dos membros das famílias no ambiente doméstico.
• Atividades em comum com as comunidades paroquiais.
• Participação dos docentes e colaboradores em encontros no ambiente escolar e/ou em suas casas.
Após o sorteio de brindes, no término da celebração, uma bênção especial foi concedia pelo nosso pároco a todos os pais presentes.
Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário