terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“Tu és sacerdote para sempre” Salmo 109,4


Hoje faz uma semana que nós celebrávamos os 24 anos de sacerdócio do nosso reverendíssimo e insigne pastor Padre Elias Roque, contamos com a presença em especial do nosso bispo emérito Dom Jorge Tobias de Freitas como também de outros sacerdotes.

Fiquei como cerimoniário de Dom Jorge.

Tenho a mais absoluta certeza que a vocação é um chamado divino, pois o profeta Jeremias nos vai dizer: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” Jeremias 1,5

Podemos observar que com a graça da ordenação sacerdotal o padre é transformado e capacitado para agir ‘in Persona Christi’ (Na pessoa de Cristo), e assim se tornar outro Cristo.

Padre Elias com o Adjair, o Paulo e comigo.

Devemos sempre valorizar a figura sacerdotal, pois o padre não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, uma entrega, um sacrifício, uma doação, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação e entrega, se entregando aos irmãos e a Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Como é bom nós podemos vislumbrar a figura do padre sob o olhar dos santos, dentre eles destaco o padroeiro dos sacerdotes São João Maria Vianney e ele dizia: “Cada vez que virdes um Sacerdote pensai em Jesus” e ele também costumava dizer com freqüência: “Se eu me encontrasse com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote e só depois o Anjo”.

Nosso pároco sempre rodeado da juventude, na foto acima estão Simony, Géssica e Gerlane

Aprendamos também nós, na escola dos Santos, a reconhecermos a dignidade do Sacerdócio; a rezarmos sempre pelos Sacerdotes do mundo inteiro, pela santificação e fidelidade de cada um, e a ajudá-los na sua altíssima Missão.


Jeferson Alves de Lima.

2 comentários:

  1. Ótima matéria...... Mas, "...se tornar outro Cristo.", isso ficou meio estranho...

    Pax Christi.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro irmão Valbercley, não ficou meio estranho porque para que o padre possa com autenticidade proclamar a palavra de Deus e vivê-la em sua vida, ele é chamado a ser ‘um outro Cristo’, e assim agir "IN PERSONA CHRISTI" já que Jesus é e sempre será o modelo para o exercício do ministério sacerdotal.

    O Sacerdote é chamado a seguir o modelo de Cristo, a ser fiel a vontade do Pai, como Cristo o foi, devendo “ser”, a imagem visível do próprio Cristo para os homens, sinal do amor, para que possa dizer: “não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal. 2, 20).

    Qualquer dúvida nos escreva.. Paz e Fogo!!!

    ResponderExcluir