Centenas de fiéis, vindos de diversas localidades do município, lotaram a Igreja Matriz de Sant’Ana na manhã de ontem, 5, para participar da tradicional ‘Missa de Cinzas’, que marca o início do período quaresmal, como também o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade; que tem como objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
Com o tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), a campanha deste ano abordará pontos que aparentemente foram esquecidos por muito tempo, mas que hoje o Brasil luta para combater. Questões como trabalho escravo, trabalho infantil, exploração sexual e migrações são delicadas de se discutir por tratarem de ações que acontecem ocultamente e atingem um número de vítimas cada vez maior. (Paulinas Editora)
O objetivo geral da CF 2014 é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. É durante este período que a Igreja se reveste de roxo simbolizando penitência e contrição, introduzindo os fiéis numa perspectiva de resguardo, reflexão e conversão espiritual.
Durante homilia, Pe. Elias Roque, presidente da celebração, elucidou sobre a consciência da fragilidade humana no âmbito da existência terrena, destacando que ‘somos como o pó, frágeis e vulneráveis às ações externas’.
“A Quaresma é tempo propício para mudarmos completamente de vida, tendo a convicção de que somos pó e ao pó retornaremos. É neste período que a Igreja nos convida a vivermos a Quaresma como seguimento dos preceitos de Cristo, obedientes às Sagradas Escrituras, orando, partilhando e sendo agentes propagadores da Boa Nova. Deus nos faz um convite especial ao longo dos quarenta dias de reflexão: Exerçam uma fé que transponha o aparente. Pois, a fé do autêntico cristão provém do seu interior. A Campanha da Fraternidade 2014, que rege as reflexões do período quaresmal, servirá para refletirmos sobre os chamados ‘pecados sociais’; dados estatísticos preocupantes de extremo crescimento em todo o mundo, a exemplo do tema em questão da campanha deste ano: ‘Fraternidade e Tráfico Humano’. Que imbuídos nas propostas do tempo quaresmal possamos viver, de fato, uma autêntica e frutuosa conversão.” Elucidou Pe. Elias Roque.
O ponto alto da solenidade, depois da Eucaristia, foi a tradicional bênção e imposição das cinzas; sacramental de cunho penitencial que vigora desde a antiguidade para lembrar-nos de nossa breve existência terrena.
A animação ficou por conta do Ministério Nossa Senhora de Fátima (Sítio Campestre), que, dentre outras canções sacras, entoou o Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2014 - “É para a liberdade que Cristo nos libertou”; letra e música do potiguar Roberto Lima de Souza.
Por Bruno Araújo - Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário