Saudação Fraterna! Vivemos um forte e desafiador momento de transição na Igreja, mas temos consciência que "ela é ao mesmo tempo Santa e necessitada de Purificação e que continua o seu peregrinar entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus". Ela é divina e humana, mas as pessoas se focam apenas na sua parte humana, na sua estrutura organizacional, esquecendo-se da parte divina, parte mais importante e, de que ela foi assistida nestes dois mil anos pelo Fundador, Jesus Cristo e pelo Espírito Santo.
A renúncia do Papa Bento XVI deve ser vista no prisma da Fé, da divindade da Igreja e da assistência daquele qual o Papa o representa na terra: "Confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo" - Bento XVI - A Igreja é de Jesus, o seu Fundador, " que estará com ela até o fim dos tempos".
A Igreja particular de Nazaré, na pessoa do seu Pastor Diocesano, agradece as Papa Bento XVI pelo seu rico pontificado que nos solidificou na fé através de suas Encíclicas e Exortações Apostólicas, principalmente a "VERBUM DOMINI" sobre a palavra de Deus na missão da Igreja. Obrigado, Santo Padre, pelo exemplo de fé, humildade, de coragem e heroísmo.
A partir das 16 horas do dia 28 deste, a Sede do Vaticano se tornou Vacante e o Papa se tornou "Papa Emérito". Nas Orações Eucarísticas não se menciona o nome do Papa mas, somente do Bispo. O Papa será chamado a partir de agora, de Papa Emérito Bento XVI, Sumo Pontífice XVI, Sua Santidade Bento XVI e Bispo Emérito de Roma.
Durante o período de vacância, que sejam celebradas as Missas durante a semana pela Eleição do Papa, como se encontra no Missal Romano "PELA ELEIÇÃO DO PAPA", não porém, nos domingos. Toda a diocese deve orar pela Eleição do novo Papa nas Missas, nas Adorações do Santíssimo Sacramento, nas Comunidades de Vida Consagrada e individualmente.
Com minha bênção.
Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap.
Bispo Diocesano de Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário