segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

FAMÍLIA, O LUGAR DO AMOR, O LUGAR DE DEUS.

A família tem passado por muitas transformações na sociedade, por isso, é fundamental um olhar atento dirigido à ela.
Certamente, todos aqueles que valorizam e amam sua família não medirão esforços em protegê-la e defendê-la das grandes pressões externas (álcool, drogas, prostituição, entre outras).
É importante que o casal ao se unir em Matrimônio, tenha consciência de que este é o encontro de duas pessoas que são diferentes, mas que se amam. Um acolhe o outro em sua própria vida com suas diferenças. Não adianta perder tempo tentando imaginar a outra pessoa como você gostaria que ela fosse. Deus nos fez diferentes, mas é o equilíbrio dessas diferenças que permitem ao casal encontrar o verdadeiro sentido da escolha que fizeram.
Alguém único foi confiado por Deus à você e é com essa pessoa, que você escolheu partilhar uma vida em comum “uma só carne” e formar uma família. A expressão diária do amor que os uniu, serve de combustível na formação dos filhos.
Não permitamos que o egoísmo, venha interferir no que Deus uniu, afinal, uma pessoa centrada em si, impossibilita a felicidade dos outros e como conseqüência será também infeliz.
Não quero dizer que como família não vão existir desafios, problemas ou dificuldades, pelo contrário, na maioria das vezes achamos que estes são como uma grande pedra no caminho e que jamais teremos a condição de removê-la. Mas, cada um deles é apenas uma oportunidade de aprendizado e de crescimento. Como seres humanos, é natural que diante das surpresas indesejáveis, nossa primeira reação seja de desviar ou recuar do caminho; assim como murmurar ou lamentar sobre o que aconteceu. Aqui, é mais fácil pensar em abandonar o compromisso ou simplesmente deixar como está... Mas a lição proposta por Deus é a de sempre conquistarmos alguns passos à frente na caminhada, onde não estamos sozinhos, mas com Ele. A família é tão importante que o Filho de Deus, quando desceu do céu para salvar a humanidade, quis nascer numa família.
Sabiamente João Paulo II, chamou as famílias de “Santuário da vida”, quer dizer “lugar sagrado”, é lá onde a vida humana surge como de uma nascente sagrada. O mais doloroso é perceber que hoje muitos jovens nascidos em famílias católicas, não valorizam mais o Matrimônio e acham que não é importante subir ao altar para começar uma família, porque não sabe que na terra ela é a marca “vestígio e imagem” do próprio Deus, que, através dela continua a sua obra. Padre Léo dizia “é fundamental descobrirmos um caminho para Deus. Aliás, penso que aqui se encontra também a grande possibilidade da restauração de nossas famílias. Somente a partir de uma experiência de Deus, é possível falar em experiência de amor”. Na verdade a família nada mais é do que o lugar do Amor no mundo, e se é o lugar do Amor, é o lugar de Deus!

Camila S. Araújo

Um comentário:

  1. É isso mesmo, a Família devia ser lugar de amor e principalmente lugar de Deus. Estamos vivendo em um tempo onde as pessoas estão cada vez mais se distanciando de Deus, e ainda por cima se distanciando da Miss. O Catecismo da Igreja já ensina que a família é a primeira Igreja Doméstica, mais infelizmente os casais estão se esquecendo disso. É inacreditável como os pais e mas precisamente a família em si com os seus membros estão perdendo "o gosto pela oração", como elas estão se iludindo pensando que só o de Amor pode viver uma família, não, não é assim, a família deve ter Amor, deve, mais primeiramente deve ter Deus, por que Deus é amor. Precisamos ter essa consciência que a nossa família só poderá está unida quando estivermos fiéis a oração e fiéis a Santa Missa, por isso peço a todas os pais e filhos se querem está unidos rezem e participem ativamente da paróquia.

    Jeferson Alves, acólito da Matriz

    ResponderExcluir