terça-feira, 16 de março de 2010

CONVERSÃO: UM DESEJO DE DEUS, UMA ESCOLHA DO HOMEM

Deus sonhou conosco, Ele nos fez de forma perfeita. Não importa a situação que estamos vivendo, ou que vivemos até agora pouco, Ele nos oferece um tempo novo para manifestar nosso desejo de ser diferentes, uma nova experiência de amor nEle.
Ele nos chama a uma conversão diária, uma mudança radical para alcançar a perfeição que Ele nos deu na criação. Ele quer pessoas santas para contagiar o mundo. O Pai está contando com todos nós! Mas para obedecermos a essa expectativa de Deus, precisamos assumir um relacionamento de fidelidade com Ele, onde tudo que fazemos seja pensando primeiramente nEle. Sabemos que nós é que nos afastamos de Deus, Ele nunca nos abandona. Nós somos infiéis, O trocamos por qualquer coisa ou situação, mas Ele não o faz.
Vivemos o desafio diário de fazer a escolha certa, afinal, temos sempre a oportunidade de escolher, pois somos livres. Deus nos espera e acredita em nós, deseja que vivamos bem, felizes, sem fardo. Ele poderia, mas nunca vai nos forçar a escolher por Ele.
Como apoio, São Paulo nos exorta em sua Carta aos Romanos no cap.12, para não nos conformarmos com este mundo, mas para buscarmos sempre nos transformar, pois só conseguiremos discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito se permitirmos que o Espírito Santo aja em nós e nos renove, caso contrário viveremos sempre na superficialidade das orações vazias ou em constante crise interior, onde os momentos nos convêm para nos sentirmos bem ou mal.
Sabiamente nos escreveu o Papa Bento XVI quando ainda era Cardeal dizendo: "É preciso tomar uma decisão. No entanto, não é a mesma coisa como, por exemplo, tomar um café ou não o tomar. A decisão é mais profunda. Diz respeito a toda estrutura da vida, repercute no seu âmago. Se eu vivi a vida sem Deus ou contra Ele, será completamente diferente de fundá-la em Deus. É uma decisão relacionada com toda a orientação da minha própria existência: como vejo o mundo, como eu próprio quero ser e como serei. Está em questão toda a concepção da vida".
A conversão será sempre uma escolha, a do passo à passo. Precisamos nos agarrar ao que é de Deus e caminhar observando as armadilhas que nos são colocadas no caminho para não cairmos e se cair reconhecer que Ele está disposto a nos reerguer para recomeçar. Se quiser ter vida e tudo que nela contém, só existe uma condição, abrir a porta do nosso coração. A vida nova começa hoje.
Certa vez perguntaram a Jesus o que era necessário para entrar no Reino de Deus e Ele pediu para sermos como criancinhas, porque elas são desapegadas. O que nos salva é abandonar tudo, sem reservas. Hoje estamos recomeçando a nossa vida.
Santo Agostinho, no início da sua conversão, não conseguia dar passos, porque para tudo ele dizia: "Vou fazer amanhã".
Chega!
Amanhã, só amanhã!
Vivamos o hoje, porque Deus tem pressa e Ele nos quer para Ele agora!

Camila S. Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário