quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Via-Sacra

Hoje, vamos percorrer com Jesus o seu caminho doloroso, uma oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
1ª Estação - As Condenações: Jesus não concordou com o jeito errado de viver daquela gente do seu tempo e por isso mesmo foi condenado pelas autoridades.
Pai nosso...
2ª Estação - As Cruzes: Com requintes de crueldade, Jesus foi obrigado a carregar o instrumento da sua própria morte.
Pai nosso...
3ª Estação - Primeira Queda: Sob o peso da cruz, o Filho de Deus encarnado sofreu dor no corpo e nos sentimentos. A angústia gera quedas.
Pai nosso...
4ª Estação - Os Braços da Mãe: Imaginemos a dor que sentiu Maria, ao ver seu filho caminhando para a morte!
Pai nosso...
5ª Estação - Há quem Ajude: Um camponês, que talvez nem soubesse o que estava acontecendo, foi quem ajudou Jesus a carregar a cruz. Seu gesto jamais seria esquecido.
Pai nosso...
6ª Estação - Solidariedade: O rosto cuspido, sujo de sangue e marcado por dores de toda natureza ficou gravado na toalha que Verônica, mulher solidária, usou para dar apoio a Jesus.
Pai nosso...
7ª Estação - A Queda se Repete: A cruz pesa sobre os ombros de Jesus que cai novamente.
Pai nosso...
8ª Estação - Chorem por Vocês: Nem todos em Jeruzalém apoiaram a decisão das autoridades. O pranto indignado das mulheres rompeu o ritmo da marcha. Jesus pede que elas chorem para si mesmas.
Pai nosso...
9ª Estação - Nova Queda: Jesus poderia ter recebido outro tipo de tratamento. Bastava abrir mão do projeto do Pai, de ver na terra o reinado da justiça e da fraternidade. Ele caiu uma terceira vez, mas não decepcionou o Pai!
Pai nosso...
10ª Estação - Despojado das Vestes: A veste de Jesus, sinal da sua integridade, foi arrancada pelos soldados. Não foi rasgada, porque, por mais humilhado que seja, o ser humano não perde a sua dignidade de filho de Deus.
Pai nosso...
11ª Estação - Velhas e Novas Crucificações: Pregos rasgavam o corpo de Jesus, cravando-o na cruz.
Pai nosso...
12ª Estação - Morte, Extermínio e Destruição: Três mulheres e o discípulo amado testemunharam a agonia final. A mãe de Jesus foi feita mãe da humanidade, mãe das dores. Do peito aberto, jorrou até a última gota de sangue.
Pai nosso...
13ª Estação - A Piedade de quem Cuida dos Desfalecidos: Dos braços da cruz, o corpo de Jesus foi acolhido nos braços de Maria, Senhora das Dores e da Piedade sem fim. Linho, perfumes e sepulcro num jardim. É tudo que seus amigos podem dar.
Pai nosso...
14ª Estação - A Manção dos Mortos: O corpo de Jesus jazia no túmulo escuro e frio. Seus discípulos transformaram a casa em túmulo, fechados pelo medo e pela falta de fé na ressureição.
Pai nosso...
Resta a esperança na ressurreição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário