segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Semana da Vida 2017: caminhando com Maria na vida de Jesus

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, a Semana Nacional da Vida de 2017, iniciada neste domingo, dia 1º de outubro, segue até o dia 7 com o tema “Bendito é fruto do teu ventre”. As reflexões propostas nos encontros do subsídio Hora da Vida são um verdadeiro trajeto de contemplação da abertura de Maria e José aos planos de Deus.


Em cada encontro há uma iluminação bíblica já no título, a partir de algum fato do início da vida de Jesus. Maria está presente em todos os momentos, dizendo sim, colocando-se a serviço ou no silêncio.

Maria, “mãe do amor”. Aquela que acreditou e se colocou a serviço

Às famílias, comunidades e grupos que se dispõem a refletir a partir do subsídio Hora da Vida, é oferecido aprofundamento sobre a entrega de Maria ao plano de Deus, seu exemplo de fé e as dificuldades que enfrentou, quando por exemplo ficou sem lugar na hospedaria para dar à luz o Filho de Deus. Tais elementos da Palavra são contextualizados com as realidades encontradas na sociedade atual e iluminadas também pelos documentos eclesiais, como as exortações apostólicas Familiaris Consortio, de São João Paulo II, e Amoris Laetitia, do papa Francisco.

O papel de São José, o pai adotivo de Jesus, também tem destaque nas reflexões, com um encontro extenso a respeito. Neste trecho do livreto, o convite é para observação daquele que exerce a “autoridade que promove a vida” em um vínculo de confiança e amizade em Deus.

Ainda têm lugar nas reflexões a valorização da vida dos idosos e a realidade dos adolescentes, apresentando outras dimensões de promoção e cuidado da vida e da família.

O último encontro proposto para esta semana conclui com a importância dos pais no crescimento dos filhos, apontando a necessidade de contemplar, acolher e educar os filhos para a vida cristã e a vivencia na sociedade.

Dia do Nascituro

Momento especial no contexto da Semana Nacional da Vida é o dia seguinte ao encerramento desta ocasião. O Dia do Nascituro, celebrado no dia 8 de outubro, recorda as crianças que estão no ventre de suas mães, os “benditos frutos” que devem ter resguardados os direitos de nascer e crescer com dignidade.

A Igreja no Brasil é convidada neste dia a louvar a Deus por cada gestação, por cada criança que nasce. “Que através dessa nova vida descubramos a presença de um Deus que ama e que se faz presente caminhando conosco neste evento novo”, é sugerido no subsídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário