domingo, 29 de dezembro de 2019

Sagrada Família: Jesus, Maria, José

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”. (Mt 2,13-15.19-23)


Sua família é muito sagrada para Deus

Neste domingo, celebramos a graça da Sagrada Família, Jesus Maria e José. É necessário dizer que nada é mais sagrado para Deus do que a família, porque Ele é a família divina, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus nos deu Seu Filho para que Ele pudesse viver em uma família. Jesus poderia estar vivendo sozinho, nascendo milagrosamente, mas, nos desígnios eternos de Deus, a salvação passa pela família. Em primeiro lugar, é a família que precisa ser salva para que a humanidade seja salva. Não há como salvar a humanidade e a vida, se não salvar nossas famílias, se não estivermos cientes do valor sagrado de nossa família. Deus queria se tornar um homem na família para que toda família se tornasse, Nele, sagrada. Sua família é muito sagrada para Deus, ela é sublime. Nada é mais importante para você do que sua família. Lute, ore e esteja com sua família, valorize sua família acima de qualquer coisa. Nenhum amigo, nenhum emprego, nenhuma conquista da vida é maior que a conquista, resgate e salvação da família. Nossa sociedade moderna não promove a família como uma família, pelo contrário, promove muitos ataques à família. E quem pode defender nossas famílias? Quem veio para salvá-la: Jesus. Portanto, no centro de nossas casas e famílias, Jesus precisa ser o primeiro. Mas se você coloca a situação econômica, os valores materiais, o consumismo, se no centro de sua casa o mais importante é a televisão, a mídia e muitas outras coisas, sua família está diluindo o valor sagrado que possui. Se você colocar seus interesses em primeiro lugar, sua família se dilatará. Falo com você de todo o coração: coloque Jesus no centro da sua família e da sua casa, deixe-o viver em sua família como ele vivia na família de Nazaré, no meio de Maria e José. Jesus também quer estar em sua casa. Que sua casa se reúna em volta de Jesus, que sua casa se reúna para se render a Jesus, que sua casa se encontre para invocar o nome de Jesus. Isso tem que começar com a nossa própria comida. É triste como as famílias se alimentam porque não se alimentam de Deus, da Palavra de Deus e, quando se reúnem para comer juntas, outras coisas são mais importantes; um vai assistir televisão, o outro não retira o celular da mão e não faz uma oração para expressar a comunhão familiar. Comece a prestar atenção às coisas que parecem simples e insignificantes, mas são muito importantes para resgatar o valor sagrado de uma família. Quando sua família se reúne para orar? Quando você expressa a comunhão de Deus na experiência familiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário