domingo, 31 de março de 2013

Celebração da Ressurreição do Senhor

A madrugada foi iluminada pelas chamas das velas conduzidas pelos paroquianos entusiasmados à espera da Ressurreição. A Vigília Pascal, uma das mais belas celebrações litúrgicas da Igreja, é a mãe de todas as vigílias. É nela em que se acende o Círio Pascal, vela que simboliza a luz do Ressuscitado.
Após o rito que marcou o início da celebração, os fiéis se dirigiram para o interior da igreja matriz dando prosseguimento à liturgia que contemplava o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa é o dia mais importante para nós cristãos. Simboliza a vitória de Cristo sobre a morte. Momento oportuno para nos libertarmos do pecado e renascer para uma nova vida de testemunho do Ressuscitado.

O Grande Anúncio

Jesus Cristo Ressuscitou! Hoje celebramos o dia Solene, sublime em que nosso Senhor venceu os conceitos do mal e deu-nos à vida. As alianças divinas se cumprem no Deus de Jesus Cristo, e Ele sempre estar conosco, vai à nossa frente, na confiança de que com Ele renovamo-nos paulatinamente.
O Tempo hoje prefaciado, o Tempo Pascal começou desde o Tempo quaresmal, compreendendo este último, como um meio propício, onde os cristãos se prepararam dignamente para a páscoa, morrendo em seus pecados, e ressurgindo com Cristo, num processo novo; e aqui, a páscoa é o momento adequado, nobre, levando-nos à Ascensão (subida gloriosa de Jesus aos Céus), e similarmente à Solenidade do Divino Espírito Santo, quando o Senhor manda o seu advogado, o paráclito como defensor, protetor, amparo da humanidade. Percebam o quanto é bela a espiritualidade da Igreja: tem uma sequência, um período ascético enriquecendo o outro, e dessa feita, ambos colocam-se no grande presságio de Deus, que vê-lo neste Tempo reluzente: o anúncio do Kerigma. Jesus Cristo necessita ser melhor difundido e amado no mundo. O estrondo da ressurreição não deve ecoar somente em nossos templos, mas em toda a humanidade, pois Ele resgatou a todos, e consolidados nessa Boa-Notícia somos convocados a exemplo de Pedro e Paulo, colunas, corifeus de nossa Igreja, a concretizar a comunidade primitiva em nossas inúmeras Paróquias fazendo-nos irmãos, implantando-nos a cultura da fraternidade universal, notificados pela explosão pascal. É a festa da vida! É o grande dia que o Senhor fez para nós! Jesus Cristo nos exorta a lutar pela causa da vida, precisando que o anúncio novo, advindo a nós neste dia, é o convocar dos cristãos a defendê-la desde o seu preâmbulo ao declínio natural.

Em suma, podemos neste dia exclamar com pujança: a vida tem a primazia sobre a morte. A fé encontra na ressurreição o seu sentido, pois Jesus Cristo, o justo e santo, não ficou meramente na cruz, mas àquele Servo Sofredor mostra-se transfigurado, revelando-se aos homens: Ele é o fundamento dos homens e mulheres, que auspiciam construir um mundo melhor alicerçado nele. Dessa fonte donde tudo emana! Estejamos cônscios disso, para que fortalecidos na fé, sejamos cristãos verdadeiros. Santa páscoa a todos. Aleluia! Aleluia! Aleluia!


Matéria: Bruno Araújo / Texto “O Grande Anúncio”: Erinaldo Cesar / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário