domingo, 8 de fevereiro de 2015

Missas, procissão e bênção solene do Santíssimo Sacramento marcam o encerramento da 89ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, em Bom Jardim

Há 89 anos, tradicional Festa do Glorioso Mártir São Sebastião reúne bonjardinenses e visitantes num intenso clima de fé e devoção

A maior festa religiosa realizada no município de Bom Jardim, dedicada a São Sebastião, co-padroeiro paroquial, reuniu milhares de fiéis durante o grande dia festivo (02/02 – segunda-feira), marcando a conclusão dos tradicionais louvores em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, após o novenário preparatório que transcorreu no período de 24/01 a 02/02/2015, com o tema central: “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”.


A Missa Solene, realizada às 09h00, na Capela de São Sebastião, foi presidida pelo Pe. Artur Alexandre (Pároco da Paróquia de São José – Surubim – PE), sob concelebração do Pe. Elias Roque (Pároco), do Pe. Jorge Sousa (Vigário Paroquial) e do Diác. Genilson Sousa (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Orobó – PE) e animação do Coral da Paróquia de São José, Surubim – PE.

No período da tarde, às 16h00, foi realizada a segunda Missa do dia, presidida pelo Pe. Elias Roque (Pároco) e concelebrada pelos Padres: Jorge Sousa (Vigário Paroquial), José Raimundo (ex-Pároco) e Pedro Francisco (Pároco da Paróquia de São Sebastião – Surubim – PE), responsável pelo sermão de encerramento e pela condução da bênção do Santíssimo Sacramento.

Após a segunda Celebração Eucarística do dia, foi dado início ao cortejo solene conduzindo os andores com as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora da Saúde, percorrendo as principais ruas da cidade.

No fim do trajeto, na Capela de São Sebastião, a procissão foi recepcionada com aplausos, cânticos e louvores a Deus, por intermédio daquele que isentou Bom Jardim do epidêmico flagelo que assolava toda região, São Sebastião, em meados da década de 20.

Ao ministrar a homilia de encerramento, Pe. Pedro Francisco exortou aos fiéis sobre o legado pastoral adquirido após a vivência ativa de um novenário profundamente catequético, formativo e frutuoso.

“A experiência que adquirimos após vivenciarmos mais uma festa dedicada ao Glorioso São Sebastião, é a da incessante busca pelo avivamento pastoral. Uma vivificação das práticas de evangelização como sinal concreto da ação do Espírito Santo em nossa trajetória missionária. Nos tornaremos uma ‘Nova Paróquia’ quando praticarmos os princípios salvíficos que o Senhor designou através das Sagradas Escrituras, como gesto sublime de amor e total retidão. Não sejamos reféns das práticas egoístas do mundo contemporâneo. Sejamos comprometidos em propagar o Reino de Deus na terra, para que cumpramos fidedignamente a nossa missão”, salientou Pe. Pedro Francisco.

Após a bênção solene do Santíssimo Sacramento, por fim, Pe. Elias Roque (Pároco) proferiu os agradecimentos e anunciou os juízes da 90ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião – Ano 2016.

• Juiz da Festa:
Leonardo Vieira da Silva

• Juíza da Bandeira:
Maria Regina de Aguiar Vieira da Silva

• Juízes do Andor de São Cristóvão:
Fabiano José de Oliveira Rufino Ribeiro
Kalina de Oliveira Rufino Ribeiro
Fábio Vitor de Oliveira Rufino Ribeiro
Pedro Lucca de Oliveira Rufino Ribeiro

• Juízes do Altar de São Sebastião:
Terezinha Maria de Souza Interaminense
Elziane Interaminense
Maria do Socorro Interaminense
Elza Interaminense
Marcelo de Souza Interaminense

• Juízes do Andor de Nossa Senhora da Saúde:
Thiago Arruda
Ana Marieta Souto Maior
Ana Rafaela

• Juízes do Andor de São Sebastião:
Adeíse Maria Henriques Diógenes
Aldemir Marques
Antônia Aleixo do Canto Barbosa
Aparecido Jacson Pereira de Lucena Souto Maior
Bruno Araújo
Dorgival Martins
Fabiane de Albuquerque Barros
Gleyson Barbosa de França
Grazielle do Rosário
Herbert Henriques de Miranda
Inácio Moura
Isadora Maria Henriques Diógenes
José Gustavo Braz Sarinho Barbosa
José Severino da Silva
Josina Maria
Letícia Colleen Andrade de Miranda
Luciana Santos
Luciano Ricardo Barbosa de Miranda
Manuel Alves da Silva
Manuel Barbosa da Silva
Maria Célia de Sousa Ferreira
Maria das Graças de Sousa
Maria das Neves Canto Cabral
Maria de Fátima Souto Maior Cardoso
Maria de Jesus Miranda Coutinho
Maria de Lourdes de Lima
Maria Silvânia da Silva Andrade
Rafael Vinícios Leal Bezerra Pastl
Raimunda Margarida de Andrade
Risoleta Souto Maior Mendes
Severina Alves da Silva
Sônia Galdino de Aguiar
Wilmária Ferreira de Souza Santos Miranda
Zélia Josefa Leite da Silva


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário