sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A leitura cristã da Bíblia

Nós, cristãos, lemos a Bíblia, não por curiosidade, mas para expor nossa vida à luz de Cristo. A Bíblia nos permite conhecer melhor o pano de fundo sobre qual se destaca Jesus de Nazaré (AT) e o efeito que ele produziu naqueles que o conheceram e seguiram (N T). Por isso, ao ler a Bíblia devemos nos perguntar: que luz esse Jesus da Bíblia projeta sobre a minha vida aqui e agora? Como fica minha vida à sua luz? Como posso com ele repetir os Salmos do povo de Israel. Que significa a minha vida profissional ou familiar à luz das Bem-Aventuranças? Que significa para mim a sua cruz redentora? E não só para mim, mas para aqueles que comigo constituem a sociedade humana e a comunidade de fé.


A Bíblia é importantíssima na catequese, pois ela contém as primeiras palavras da fé. O cristão que percebe as grandes lições da Bíblia bebe a verdade fundamental em Jesus de Nazaré: sua Aliança, seu amor, alicerce da nova comunidade. Sem isso, a catequese não passa de uma construção sem profundidade, abalada pelo primeiro vento, como hoje se vê.

Isso supõe o estudo e aprofundamento da Bíblia de todos os que querem conhecer esse tesouro, conforme as possibilidades de cada um. No entanto, o lugar por excelência para alimentarmo-nos com a Bíblia é a "mesa da Palavra", tão ricamente provida,à qual nos convida a liturgia dominical. A Palavra ilumina a vida, e a vida, o sentido da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário