segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Reflexões de final de ano

Final de ano é época de repensar atitudes, planos e sonhos, certo? Deveria ser assim, mas para muitas pessoas, olhar para o ano que passou e ver que nem todas as metas foram realizadas, pode ser motivo de insatisfação e até mesmo de depressão.
A psicanalista Ana Carlota explica que se sentir mal por não ter alcançado metas não pode ser um motivo de tristeza para ninguém.

“Final do ano nos remete a nos examinarmos e repensar o que fizemos e o que não fizemos, às vezes, deixamos de fazer muita coisa e é claro que existem alguns projetos, que não demos conta de fazer, isso é normal. É uma avaliação natural dessa época do ano. O problema é que as pessoas acabam esquecendo que essa avaliação deve ser constante e acabam deixando pra fazer isso só no final do ano. Com isso, muitos ficam tristes, com a impressão que não deram conta” afirmou a psicanalista.

Deixar essa avaliação para o final do ano é de longe uma maneira de olhar de forma positiva para frente. Essa avaliação deve ser de forma contínua e as festas de virada do ano, devem servir para aproveitar os momentos com a família e os amigos, sem pensar no que passou, mas sim, nos planos para o futuro.

“Interessante é repensar que avaliação de nossas ações deve ser um exercício diário e não só pro final do ano, então o que importa agora é repensar uma proposta de mudar, de repensar a vida a cada dia, nos aproximar das pessoas que gostarmos, conviver, ter um propósito de se relacionar melhor, de amar mais as pessoas e sair um pouco do egoísmo. É hora de renovar nosso jeito de ser” acrescenta Ana Carlota.

Concentrar-se nas boas ações do ano que se acaba e nas oportunidades de um novo ano, além de estar junto com os amigos é uma das melhores formas de se renovar para o novo ano.

Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário