sábado, 17 de janeiro de 2015

Desafios da evangelização: O exercício missionário como sinal fecundo das graças de Deus

Com pouco mais de um ano de missão, “Evangelizadores de Fátima” ajudam a resgatar a prática da oração em família e na comunidade


Quando recebemos o Sacramento do Batismo, tornamo-nos, automaticamente, missionários do Reino Salvífico. É a certificação de nossa aptidão para o exercício de um testemunho convicto de libertação, fundamentado nos preceitos d’Aquele que se ofereceu em sacrifício pela remissão dos nossos pecados.

Diz o evangelista Marcos no capítulo 16:15: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Somos, por natureza batismal, convocados ao testemunho missionário ininterrupto do Reino de Deus. Um chamado irrecusável, que propõe o anúncio de uma palavra libertadora àqueles que carecem de uma fé fundamentada em Jesus Cristo.

No mundo contemporâneo, existem inúmeros obstáculos que acometem a prática missionária qualitativa dos cristãos. São investidas pesadas de uma sociedade cada vez mais indiferente para com as questões religiosas, que prioriza o acúmulo de bens oriundos do capitalismo compulsório e compactua de uma vivência autossuficiente do ser humano.

É necessário perseverança diante de tudo aquilo que atenta contra a nossa fé; força para transpor as barreiras do pecado e da submissão; coragem para abdicar dos prazeres momentâneos, que apenas nos distanciam da graça de Deus; e foco para desempenhar um autêntico testemunho missionário.


São baseados nesses princípios salutares, que os “Evangelizadores de Fátima”, assim como os demais grupos de oração/evangelização atuantes em nossa comunidade paroquial, vêm desempenhando um ministério de resgate da prática da oração entre os fiéis bonjardinenses.


“Os Evangelizadores de Fátima surgiram de um desejo entre amigos, logo após o milagre que restaurou a vida da minha família. Foi através do singelo testemunho da Virgem Maria, nossa querida mãe, que o caminho de uma família completamente desestruturada tomou um novo rumo em Cristo. E, claro, com o total respaldo de autênticos anjos em minha vida, meus queridos amigos: Amanda Pereira, Erivaldo Alves, Iara Nunes e João Farias. Foram necessárias duras provações para que eu reconhecesse o amor incondicional de Deus por mim. Alcancei n’Ele a restituição da minha família, e hoje vivo em virtude da evangelização como forma de gratidão. Apesar dos momentos de turbulência, nunca perdi a esperança de que Ele me restauraria por completo. Acreditei sempre, e hoje estou dando testemunho das maravilhas do Senhor. Devemos buscar em Cristo o entusiasmo necessário para sermos bons missionários, acolhendo a todos sem distinção.  As oportunidades de trilharmos um caminho de santidade existem, basta abrirmos o nosso coração aos desígnios do Altíssimo e tudo acontecerá conforme a Sua vontade. O desafio dos Evangelizadores de Fátima está em, de forma simples, apresentar Jesus Cristos aos sedentos de Sua graça. Desta forma, temos a convicção de que estamos no caminho certo, e que toda essa obra de evangelização não será em vão.” (Vânia Lima – Coordenadora dos Evangelizadores de Fátima)


“Dentro da Igreja, muitas vezes, corremos o risco de ter uma consciência pagã. Como está a sua família? Ela está sendo exemplo para os outros? Evangelizar é propor uma nova realidade, e isso pode acontecer de várias formas. Você já fez a experiência de ter um encontro com Deus por meio de um sorriso? Por meio de um abraço? O amor de Jesus se manifesta também nas coisas simples.” (Padre Adriano Zandoná)

Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Um comentário: