domingo, 25 de janeiro de 2015

Procissão da Bandeira e Celebração Eucarística marcam o início do novenário em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, em Bom Jardim

Há 89 anos, bonjardinenses celebram a abertura solene dos festejos dedicados ao seu co-padroeiro

A maior festa religiosa realizada no município de Bom Jardim, resultado de uma promessa fortalecida pela Srta. Otília Engrácia de Oliveira (Tila), no ano de 1926, reuniu centenas de fiéis na noite do último sábado (24/01), durante a Procissão da Bandeira e Celebração Eucarística, marcando o início do novenário em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião.


Dentro da proposta da temática central: “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”, o novenário trabalhará subtemas específicos que abrangerão assuntos relativos à vivência qualitativa dos fiéis no âmbito paroquial.

Segundo Pe. Elias Roque e Pe. Jorge Sousa (Pároco e Vigário Paroquial), o tema é bastante oportuno para se repensar sobre o papel dos fiéis como membros constituintes de uma Igreja viva e atuante na comunidade.

“Somos, mais uma vez, convidados a celebrar a Festa de São Sebastião em nossa comunidade paroquial. A Igreja nos convida a viver o espírito de comunidade a exemplo dos primeiros cristãos que ‘tinham tudo em comunidade’ e viviam a fraternidade. Ao vivenciar o novenário, é necessário que tenhamos o desejo sincero da conversão e do comprometimento com a Igreja do Senhor como autênticos missionários. Participar, diariamente, das celebrações religiosas nos aproxima daquilo que o Senhor espera de nós: o desprendimento dos regozijos superficiais do mundo, oferecendo-nos como servos do Seu ministério redentor. Esse é o verdadeiro sentido de celebrarmos a festa de São Sebastião. Que o exemplo de Sebastião e dos primeiros cristãos nos inspire a viver e celebrar a vida fraterna, na perspectiva de um mundo melhor. Boa festa para todos e que Deus seja louvado e amado”, frisaram os sacerdotes.

O dia festivo, patrocinado pelo Exmo. Sr. Marcelo Pereira Bandeira (juiz da festa), e sua Ilmª. esposa, a Srª. Cleonice Albertina Bandeira (juíza da bandeira), e demais famílias patrocinadoras da primeira noite do novenário, contou ainda com a tradicional alvorada dos músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, como também o hasteamento da bandeira marcando o início dos louvores a Deus por intermédio de São Sebastião.

A programação religiosa se estenderá até o próximo dia 02 de fevereiro, na Capela de São Sebastião (centro de Bom Jardim), com a realização da Novena de São Sebastião e celebração da Santa Missa, sempre a partir das 19h00.


Por Bruno Araújo – Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário