sábado, 5 de dezembro de 2015

Evangelho Dominical: Preparai o caminho do Senhor

No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias, tetraraca de Abilene, enquanto Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, a Palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele. Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados. E todos verão a salvação que vem de Deus”. Lc 3,1-6

Comentário

O trecho do evangelho que lemos neste segundo domingo do advento, tempo de graça que nos prepara para celebrar o Natal do Senhor, é, no evangelho segundo Lucas, o prelúdio do ministério público de Jesus. Nosso texto apresenta a missão de João Batista, precursor do Messias. Uma das características do evangelho segundo Lucas é o sincronismo histórico, isto é, ele visa situar os acontecimentos da história da salvação na história da humanidade.

Com isso o autor do terceiro evangelho insiste na dimensão histórica desses acontecimentos. O evangelista nos dá uma indicação temporal: décimo quinto ano do império de Tibério César, ou seja, por volta do ano 28 d.C. Em seguida, traz uma visão panorâmica da situação política do momento: Pôncio Pilatos, governador da Judeia; Herodes, tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, da Itureia e da Traconítide; Lisânias, de Abilene. Ele nos diz também que Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes em Jerusalém. João, filho de Zacarias, é um profeta da transição entre o Antigo e o Novo Testamento. Por isso, de modo solene, como para os profetas antigos (cf. Jr 1,4), se diz que a Palavra de Deus foi dirigida a ele, impelindo-o a pregar um batismo de conversão para a remissão dos pecados. O batismo de João prepara um evento muito mais importante: a vinda do Senhor.

Somente removendo todo obstáculo é que a salvação de Deus se tornará acessível a todas as pessoas. A voz de João Batista convida a nos prepararmos para receber o Senhor. O que significa endireitar as veredas? Significa fazer com que nossa conduta seja conforme a vontade de Deus. Quando perdemos a confiança em Deus e a esperança, nos tornamos como um vale que precisa ser aterrado. Como? Pela confiança em Deus. Para receber o Senhor é preciso humildade; é isso que significa que toda montanha e colina serão rebaixadas. Todos dependemos da bondade do Senhor; sem ela não somos nada; por isso, devemos renunciar e lutar contra o orgulho e a soberba. A voz de João no deserto nos convida neste tempo do advento a examinar nossa consciência para ver em que precisamos ser purificados e transformados para reconhecer e acolher o Senhor que vem ao nosso encontro.

Pe. Carlos Contieri - Paulinas / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário