segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Abertura do Mês da Bíblia

A nossa comunidade paroquial celebrou ontem, 1º de setembro, na Igreja Matriz de Sant’Ana, a abertura solene do Mês da Bíblia. Durante as celebrações litúrgicas (manhã e noite), a bíblia foi entronizada marcando o início do mês em que a Igreja celebra a Palavra de Deus; tempo propício para refletirmos sobre sua importância em nossa caminhada cristã.


Este mês foi escolhido pela Igreja porque 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 d.C). São Jerônimo foi um grande biblista que traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que, naquela época, era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

A cada ano, no mês de Setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um livro da Bíblia para ser estudado. Em 2013, o livro escolhido foi o evangelho de Lucas. O tema deste ano é “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas”, e o lema é “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido” (Cf. Lucas, 15).

Durante homilia, Pe. Jorge Sousa, em referência ao Mês da Bíblia, elucidou sobre a importância da leitura e meditação da Palavra de Deus no cotidiano dos fiéis.

“É necessário que tenhamos consciência da importância da Sagrada Escritura para nossa formação doutrinária; crendo no que Deus nos deixou como referência para uma vida plenamente consagrada. Nossa sociedade está perdendo muito tempo com futilidades mundanas; deixando de lado este maná da salvação que é tão importante para nós. Que neste mês da bíblia possamos sair do comodismo para enxergar o verdadeiro e único caminho capaz de nos levar até o Senhor, Sua Palavra. Leiam diariamente a Bíblia e exercitem sua fé!” Enfatizou o sacerdote.

O Pe. Jorge Sousa ministra reuniões de estudo bíblico junto à comunidade nas quartas-feiras, sempre às 19h00, no Colégio Sant’Ana. Informe-se e participe!


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário