terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prestação de Serviço

A Paróquia de Sant’Ana, através das pastorais da Liturgia e do Dízimo, vem desempenhando um importante trabalho junto aos servos da Renovação Carismática, na prestação de serviço na área da saúde. A iniciativa vem promovendo pequenos mutirões após as celebrações dominicais do turno matutino, realizando ações preventivas de controle da hipertensão arterial.


Segundo o ACS (Agente Comunitário de Saúde) Maurício Faustino, supervisor de saúde do projeto, muitos casos de uso irregular da medicação dos indivíduos já diagnosticados são identificados durante os mutirões. Algo extremamente preocupante.

Um estudo brasileiro revelou que, em indivíduos adultos, 50,8% sabiam ser hipertensos, 40,5% estavam em tratamento e apenas 10,4% tinham pressão arterial controlada. Os principais fatores ambientais modificáveis da hipertensão arterial são os hábitos alimentares inadequados, principalmente ingestão excessiva de sal e baixo consumo de vegetais, sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool.

A adoção de um estilo saudável de vida é fundamental no tratamento de hipertensos. É importante controlar o peso, padronizar a alimentação, reduzir o consumo de sal, moderar o consumo de álcool, praticar exercício físico, abandonar o tabagismo, controlar o estresse e fazer uso regular da medicação. (Arquivos Brasileiros de Cardiologia - V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - SciELO)

Além dos serviços de saúde, um café está sendo disponibilizado aos paroquianos que permanecerem na Igreja Matriz de Sant’Ana após as celebrações dominicais da manhã, durante os mutirões de prestação de serviço aos fiéis.


Por Bruno Araújo / Pesquisa: Arquivos Brasileiros de Cardiologia - V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - SciELO / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário