segunda-feira, 9 de junho de 2014

Festa de Pentecostes: “Deixemo-nos guiar pela ação do Espírito Santo”, destaca Pe. Elias Roque

O vermelho, cor associada ao fogo abrasador do Espírito Santo de Deus, envolveu os fiéis bonjardinenses num clima de profundo revigoramento da fé. Ornamentada de acordo com a proposta litúrgica, a Igreja Matriz de Sant’Ana recebeu paroquianos de diversas localidades do município na tarde do último domingo (8), para celebrar o dia em que a Igreja faz memória da vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos no 50º dia após a ressurreição do Senhor, concluindo o ciclo Pascal.


O Catecismo da Igreja Católica diz que: “No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito”.

“Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizará na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente.” Foi então que “a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação”. Por ser “convocação” de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos. (Catecismo da Igreja Católica)

A solenidade, presidida pelo Pe. Elias Roque (pároco), e concelebrada pelo Pe. Jorge Sousa (vigário paroquial), contou ainda com o encaminhamento de 21 novos Ministros da Palavra, que atuarão nas suas respectivas comunidades, disseminando o Evangelho e instruindo os demais fiéis sobre as questões da fé.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário