quinta-feira, 26 de junho de 2014

Missa e procissão marcam encerramento da 27ª Festa de São João Batista, na Comunidade da Vila Noelândia

A insistente chuva da última terça-feira (24) não impediu os fiéis de participarem da tradicional Festa de São João Batista, celebrada com júbilo há 27 anos pelos moradores da Comunidade da Vila Noelândia. A festa da natividade de São João Batista, termo liturgicamente preciso, concluiu o tríduo em honra ao santo conhecido por anunciar a chegada do Messias e batizar nas águas do Rio Jordão, São João Batista, iniciado no último sábado (21) em nossa comunidade paroquial.


A solenidade, presidida pelo Pe. Elias Roque (pároco), e concelebrada pelo Pe. Jorge Sousa (vigário paroquial), direcionou os fiéis ao anúncio da Palavra de Deus, com base no testemunho exercido por aquele que priorizou seguir uma vida de austeridade monástica. São João Batista, na história da Redenção, está entre as personalidades mais singulares: é o último profeta e o primeiro apóstolo, enquanto precede o Messias e lhe dá testemunho. "É mais que profeta - disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti". Castigado da hipocrisia e da imoralidade, pagou com o martírio o rigor moral que ele não só pregava, mas punha em prática, sem ceder também diante da ameaça de morte.

“São João nos transmite algo muito positivo para nossa caminhada cristã. Muitas vezes precisamos deixar nossas vontades de lado e seguir a vontade de Deus; a única vontade que nos renderá ganhos substanciais, proporcionando-nos o alcance da salvação. Superficialidades só criam barreiras que nos distanciam do real sentido da nossa missão, designada pelo mesmo Deus que predestinou João ao anúncio do Messias. Somos constantemente convidados a dar testemunho de Jesus. É este o principal sentido que a liturgia da festa da natividade de São João Batista nos propõe: assumirmos o anúncio do Reino Salvífico com amor e intrepidez. Precisamos ter consciência da nossa missão como autênticos portadores da Boa Nova”, frisou Pe. Elias Roque.

Após a celebração da Santa Missa, o cortejo conduzindo a Imagem de São João Batista percorreu as principais ruas da cidade, acompanhado pelos músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, retornando à Capela de São João Batista, onde se realizou a bênção e queima da grande fogueira.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário