sábado, 19 de julho de 2014

Fragmento histórico: A Igreja de Sant’Ana saúda Bom Jardim

No ensejo das manifestações comemorativas pelos 143 Anos de Emancipação Política do Município de Bom Jardim, como homenagem, a Paróquia de Sant’Ana volta no tempo, precisamente a 19 de julho de 1971, e apresenta um artigo (exclusivo) redigido pelo Cônego Antônio Gonçalves de Sousa, Pároco da época, ao extinto jornal bonjardinense A Voz do Agreste, em alusão ao centenário da nossa querida Bom Jardim. Hoje, 43 anos depois, a Pastoral da Comunicação resgata este fragmento dos anais bonjardinenses e presenteia a todos os munícipes com uma enriquecedora leitura.


A Igreja de Sant’Ana saúda Bom Jardim

A Paróquia bicentenária de Sant’Ana de Bom Jardim, cuja criação canônica foi a 29 de dezembro de 1757, por ato da Mesa de Consciência e Ordens, com o desmembramento da de Limoeiro pelo então Regente da Diocese de Olinda, D. Frei Luiz de Santa Tereza, natural de Lisboa, se associa com toda a pujança de sua alma a estas justas homenagens, e se congratula com as autoridades municipais e com o povo desta querida terra, nas festas comemorativas do I Centenário da maioridade política da Terra dos Pau d'arcos. Ambos, Paróquia e Município, marcharam, sempre, de braços dados. O Padre José Inácio Teixeira, primeiro Vigário, deu o grito de liberdade, riscando o nome de Curado de Sant’Ana, para escrever o de Paróquia. Um século depois, a comunidade paroquial se levanta pacificamente e consegue pela Lei Provincial nº 922 de maio de 1870, a criação de Vila incorporada à Comarca de Limoeiro. E a 19 de julho de 1871, se desligava completa e definitivamente de Limoeiro. Se instalava como sede Comarca de 1ª Entrância, em 1873, sendo o seu primeiro Juiz o Dr. Agostinho de Carvalho Dias Lima. Somente a 10 de julho de 1893 teve o seu primeiro Prefeito constitucional, o Dr. Justino da Mota Silveira, grande e afamado médico bonjardinense, de saudosa memória.

Bom Jardim, na sua vida sócio-religiosa, passou por três etapas: Sítio Sant’Ana, Curado de Sant’Ana e depois Paróquia de Sant’Ana de Bom Jardim.

O nome Bom Jardim prende-se, segundo a lenda recolhida pela tradição local, ao fato de que o Padre do lugar, o Cura, diante da beleza que os Pau d'arcos circunvizinhos davam ao sítio, ter, um dia, encantado com o ambiente pela floração amarela, parecendo com árvores de ouro, chamado aquele lugar de Bom Jardim. E o nome pegou.

Bom Jardim, que sempre tem sabido conservar, com carinho e bravura, as tradições religiosas dos seus ancestrais, volta-se para o alto, neste dia glorioso do I Centenário de Emancipação Política do seu Município e pede à sua Padroeira, a Senhora Sant’Ana, como costuma-lhe chamar, com respeito, o povo desta terra, as suas bênçãos e a sua proteção.
Parabéns e felicidades, Bom Jardim!

Cônego Antônio Gonçalves de Sousa – Pároco

Artigo do Jornal A Voz do Agreste – 19 de julho de 1971 – Bom Jardim Centenário / Adaptação: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário