segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bom Jardim sedia encontro setorial de Formação Litúrgica

A Paróquia de Sant’Ana, imbuída na proposta diocesana de promover uma adequada organização da vivência litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia, sediou na manhã do último sábado (16), no Colégio Sant’Ana, o Encontro Diocesano de Formação Litúrgica (Setor Surubim), ministrado pelo Pe. André Carlos, Pároco da Paróquia de São José (Feira Nova - PE).


Dentro da proposta pastoral, que se baseia na participação comunitária, visando à formação litúrgica, preparação e realização das celebrações, subtemas como: Equipe Pastoral, Calendário Litúrgico, Ritos, Cânticos, Espaço Celebrativo e suas especificidades, Decoração e outros, foram trabalhados na perspectiva de elucidar aos participantes sobre a promoção da vida litúrgica como ação celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo, integrando as diferentes equipes de celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos e sacramentais.

“Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus” (SC 7).

A liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. É a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja.

encontro contou com a presença dos representantes das Paróquias circunvizinhas, dos membros do Grupo de Oração Línguas de Fogo, e do Pe. Jorge Sousa (Vigário Paroquial).


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário