quinta-feira, 19 de abril de 2018

Santo Expedito

Hoje comemoramos o dia de Santo Expedito, que foi chefe de uma legião romana na Armênia, pois no momento o imperador Diocleciano, mostrou-se favorável aos cristãos, lhes confiando importantes postos na administração do exército devido ao seu caráter e prontidão.


Santo Expedito o Soldado Romano

Santo Expedito guardava as fronteiras orientais do império contra ataque de bárbaros da Ásia e seus constantes ataques ao império Romano com coragem, e se apoiando em sua fé.

Expedito, o nome do chefe, era um apelido romano que exprimia o traço dominante de sua personalidade: presteza e prontidão, agindo e se portando desta forma no cumprimento do seu dever e na defesa da religião que professava.

Martírio

Apesar de sua fidelidade ao império Romano, Santo Expedito e seus companheiros foram obrigados a passar pelo martírio em 19 de Abril de 309, quando Diocleciano mudou de ideia sobre os cristãos, por não negar sua fé em Jesus Cristo diante do imperador.

Expedito é um santo que desde seu martírio tem atraído inúmeros devotos pelo mundo, pois além de padroeiro das causas urgentes é também padroeiro dos militares, estudantes e viajantes.

Causas Urgentes

A fama de Santo Expedito ser o padroeiro das causas urgentes se deve a história relacionada a sua conversão, onde uma tentação manifestada em forma de corvo gritava "Crás! Crás!" (amanhã em latim), porém como Expedito queria que aquele dia fosse o de sua conversão, pisoteou aquele corvo gritando "Hodie! Hodie!"(hoje em latim), agindo assim imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário