quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bom Jardim 141 anos de Emancipação Política

Parabéns Bom Jardim pelos 141 anos de Emancipação Política, 1871-2012.
    O prelúdio missionário exercido pelos capuchinhos em Bom Jardim impulsionou a idéia de progresso que a mentalidade dos habitantes ostentava, afinal, chegava ao município algo que resultaria em inúmeras benfeitorias, oriundos da cúpula eclesiástica que chefiava o catolicismo bonjardinense. Na ocasião, o Padre Fabrício do Amaral na incumbência da paróquia recebe o auxílio da obra missionária dos capuchinhos, liderada pelo Frei Cassiano de Comacchio. Apesar das inúmeras novidades que revigoravam a religiosidade dos moradores, proveniente das santas missões, o catolicismo já se encontrava impregnado na origem e na composição social do recém município.
No relato do cronista europeu Henry Koster, podemos dimensionar bem essa questão. Ele descreve com suma precisão a grandiosidade do templo católico e a devoção da população nos cultos e festividades.

“As casas são baixas, mas a igreja é grande e bonita [...] vimos que se ia dizer uma missa, e acompanhamos os amigos à igreja. Estava repleta. Uma observação que frequentemente tive ocasião de fazer é que, quando os camponeses se reúnem à porta da igreja nos domingos e dias santos, seu número deve espantar as pessoas que viajarem a região.” (KOSTER, 1816)

     É pertinente analisar esse contexto, como um lugar visualmente precário, que apesar de um rio cortar suas dependências sofria com a escassez d’água, ostentar uma construção grandiosa para a época e para o local, basicamente capaz de reger e movimentar o cotidiano dos habitantes da povoação.
   A origem de Bom Jardim implica numa idéia de colonização, terras pertencentes à Capitania de Itamaracá tomada posse por um viajante português, que daí iniciaria todo um processo de comercialização e desenvolvimento da localidade, atraindo os primeiros moradores. Além da questão comercial, a religiosidade estava intrinsecamente atrelada à formação de qualquer esfera social da época, em Bom Jardim não foi diferente, os tropeiros que comercializavam algodão na região favoreceram o desenvolvimento, fixando moradia e tornando o local uma referência regional em comercialização. Foi edificado o primeiro templo católico (atual igreja matriz) em meados do século XVIII, um projeto grandioso de característica européia, uma construção além do tempo vigente.
   No intuito de propagar a doutrina católica, em 1757 é nomeado o primeiro vigário, consequência de uma progressiva evolução social. Com a chegada do movimento missionário dos capuchinhos no século XIX, resultaria no que podemos chamar de solidificação permanente do catolicismo bonjardinense. A comitiva de religiosos junto ao Frei Cassiano foi enviada no intuito de auxiliar nas atividades paroquiais, no ensejo houve a proposta de reforma e ampliação do templo. Foram três anos de obras ininterruptas em prol da edificação e do melhoramento do espaço físico da nova igreja, rematada parcialmente em 1876, beneficiando toda a população.

Trechos do Artigo: “Santas Missões: A Obra Missionária dos Capuchinhos em Bom Jardim Pernambuco.” Autoria: Bruno Barbosa de Araújo / Redação: http://matrizdesantana.blogspot.com.br/ Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário