terça-feira, 12 de março de 2019

Teatro: Paixão de Cristo de Umari promete novidades para esta temporada

Parábola do Filho pródigo e Ressurreição da Filha de Jairo integrarão cenas sobre a vida pública de Jesus

Um dos maiores espetáculos do seguimento Paixão de Cristo do Agreste Setentrional pernambucano chega a sua 5ª temporada com a maturidade das grandes produções. Entre os dias 17 e 19 de abril de 2019, o povoado de Umari, distrito de Bom Jardim, que ajudou a contar a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, no longa nacional Lisbela e o Prisioneiro (Globo Filmes), em 2003, receberá centenas de famílias de toda a região, durante a Semana Santa, para assistir, de maneira reflexiva e única, à encenação dos últimos dias de Jesus na terra, no espetáculo da Paixão de Cristo de Umari.


Realizado no Ginásio Esportivo Deoclécio Mendes, o espetáculo é famoso por apresentar uma lógica peculiar na disposição e realização das cenas, fazendo com que haja uma maior acomodação e proximidade do público com o elenco e a equipe de produção. Como todos os anos, talentos da terra e das cidades circunvizinhas viverão os personagens bíblicos. Jesus será interpretado pelo jovem músico e estudante de Educação Física Jardeson Lopes; Maria, Mãe de Jesus, pela bailarina e professora de balé Yonne Lopes. Pelo segundo ano consecutivo, Jeisy Vitória viverá Maria Madalena. As novidades no elenco principal ficam por conta de Fagner Hay (Judas Iscariotes), Cássio Batista (Herodes Antipas) e Deivid Lucas (Pôncio Pilatos). “Um dos nossos principais objetivos, além da catequese que é própria da época, é, justamente, proporcionar à comunidade um protagonismo único. Infelizmente, ter acesso à cultura e lazer, no Brasil, não é barato. Fazer cultura não é barato. Mas, graças ao empenho de todos, contamos a mais bela história de amor da humanidade de forma ‘agregadora’, onde os jovens da própria comunidade possam ter oportunidade de mostrar os seus respectivos talentos”, afirma o Diretor Geral do espetáculo, Inácio Moura.

Entre as novidades, está previsto a encenação das passagens bíblicas: Menino Jesus Ensinando no Templo, abrindo as sessões, Parábola do Filho Pródigo e Ressurreição da Filha de Jairo, integrando o conjunto de cenas que recriam artisticamente a vida pública de Jesus. Na parte técnica, luz, som, figurinos e interpretação será conferido um “cuidado a mais se tratando de qualidade. “Mesmo não atuando profissionalmente nas diversas áreas que compõem o espetáculo, durante as oficinas de dramatização, ensaios artísticos e técnicos, enxergo na equipe grandes professores, que têm muito a ensinar. Minha missão de tentar captar a essência de cada personagem e prepará-los acaba se tornando uma troca de conhecimentos muito positiva”, explica Eliel Souza, preparador de elenco e ator da peça.


No marketing e publicidade, Fagner Hay é a aposta que substitui Bruno Araújo após três anos consecutivos na direção e produção do material de divulgação da peça. O estreante promete apresentar um olhar diferenciado através dos vídeos publicitários, gravados nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2019, tendo como pano de fundo as belezas naturais e arquitetônicas de Umari, do material impresso e dos produtos digitais que apresentam a nova identidade visual do espetáculo. “Jesus: meu verdadeiro herói!”, lema da temporada 2019, traz a salvação por meio do sacrifício do Filho unigênito de Deus, Jesus Cristo, como referência inalcançável de doação e amor para com a humanidade, assumindo um caráter evangelizador.

A temporada também marca a despedida do Haran Grupo de Dança do número coreográfico do Bacanal do Rei Herodes, assinado pelo professor, figurinista e coreógrafo Wagner Lima. O Grupo, criado em 31 de outubro de 2000, promete resgatar os trabalhos já feitos junto ao espetáculo com uma roupagem inovadora, trazendo, desta vez, o elemento terra como proposta de composição. “Fechando o ciclo, vamos, nesta temporada, buscar enaltecer, homenagear e celebrar a história do Haran Grupo de Dança na Paixão de Cristo de Umari; inclusive, abrindo espaço para os novos talentos”, diz Wagner Lima.

Nos dias 17 e 18 de abril, haverá uma única sessão por dia de espetáculo, ambas às 19h30. Na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão do Senhor, dia 19 de abril, sessões às 18h00 e 20h00. Os interessados já podem reservar o seu ingresso individual, no valor simbólico de R$ 5,00, através dos fones: (81) 99626-5894 e (81) 99845-4607; podendo ser resgatado na portaria do espetáculo, no dia correspondente à reserva. No próximo domingo, dia 17 de março, os ingressos também estarão disponíveis no Salão Arte e Beleza, próximo a Praça dos Reis Magos, em Umari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário