quarta-feira, 20 de julho de 2011

Eucaristia

Ao longo das festividades da Excelsa Padroeira Sant’Ana iremos abordar algumas informações sobre o tema central da festa, Eucaristia. Esse bem tão precioso que é o próprio sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal de unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando e como Jesus Cristo instituiu a Eucaristia?
Institui-a na Quinta-feira Santa, “Na noite em que ia ser entregue” (1Cor 11,23), celebrando com seus Apóstolos a Última Ceia.
Depois de ter reunido os seus Apóstolos no Cenáculo, Jesus tomou em suas mãos o pão, partiu-o e deu a eles, dizendo “Tomai todos e comei: Isto é o meu corpo que será entregue por vós”. Depois tomou em suas mãos o cálice do vinho e lhes disse: “Tomai todos e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados. Fazei isso em minha memória”.

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e ápice de toda vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ela encerra todo o bem espiritual da Igreja: O mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário