terça-feira, 1 de maio de 2012

A Tradição dos Presentes Votivos em Bom Jardim

O trajeto missionário do frade foi marcado por um incansável projeto de disseminação religiosa, onde trabalhou incessantemente pela salvação e solidificação religiosa dos fiéis. De fato Frei Damião marcou Bom Jardim com sua oratória peculiar que atraia peregrinos de toda região. Muitos observavam atentamente seus gestos, mesmo às vezes sem compreendê-los depositavam nele suas esperanças.


A ação missionária despertou diversas manifestações de agradecimento, em especial, se destaca os presentes votivos, uma representação (de barro, madeira ou cera) das partes do corpo afetadas por moléstias (cabeça, perna, mão, coração etc.).
Em Bom Jardim (especificamente na igreja matriz) ainda podemos encontrar alguns desses votos de agradecimento. São representações anatômicas cuidadosamente talhadas em madeira que remetem ao local restabelecido pela ação da fé. É bastante comum presenciar essa tradição, os chamados ex-votos são amplamente realizados até hoje nas peregrinações religiosas existentes tanto no nordeste como em todo Brasil.
A benevolência dos missionários capuchinhos foi essencial no favorecimento desse tipo de tradição entre os bonjardinenses, que utilizava desses objetos como forma de gratidão pela cura alcançada. O estímulo dado pelos franciscanos impulsionou a devoção popular, que voltou sua espiritualidade para os possíveis milagres que se encontram além de nosso pleno entendimento, determinando possibilidades de realização.
Além disso, no ensejo das missões Frei Damião lançou a pedra fundamental para a construção da capela de São João Batista (Vila Noelândia). Um momento forte que reuniu grande parte da população na esperança de ali se edificar mais um templo religioso. “A capela que será construída na Vila Noelândia em Bom Jardim, atrairá graças e bênçãos de Deus sobre os habitantes dessa vila e da cidade inteira.” (Frei Damião de Bozzano, 1972)
Incontestavelmente que Frei Damião foi um dos gigantes missionários, cuja memória continua presente na cultura popular bonjardinense, profundamente marcada pelo revigoramento da fé e a valorização da conduta religiosa.

Trechos do Artigo: “Santas Missões: A Obra Missionária dos Capuchinhos em Bom Jardim Pernambuco.” Autoria: Bruno Barbosa de Araújo
http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário