terça-feira, 2 de outubro de 2012

Especial Santa Terezinha - Parte 2

Santa Terezinha é exemplo para nós de autêntica discípula de Jesus que nos legou duas dádivas: “Do céu farei cair uma chuva de bênçãos” e o testemunho sobre a beleza da oração: “Rezar é olhar para o céu, é achegar-se a Deus, é um grito de alegria e de gratidão dirigido a Ele em todos os momentos da vida”.


Teresa falece na noite de 30 de setembro de 1897, pronunciando as simples palavras “Meu Deus, vos amo!”, olhando o Crucifixo que segurava nas mãos. Essas últimas palavras da Santa são a chave de toda a sua doutrina, da sua interpretação do Evangelho. O ato de amor, expresso no seu último suspiro, era como o contínuo respiro da sua alma, como o batimento do seu coração. Poderia também aqui pronunciar suas fortes palavras; “Não morro, entro na vida”, se refere à vida eterna, a morada do seu dileto esposo Jesus, que tanto o amou na terra, buscando sempre fazer o bem, quando dizia;farei o meu céu fazendo o bem na terra”.

A “pequena Teresa” nunca deixou de ajudar as almas mais simples, os pequenos, os pobres e os sofredores que a ela rezam, mas também iluminou toda a Igreja com a sua profunda doutrina espiritual, a tal ponto que o Venerável Papa João Paulo II, em 1997, desejou dar-lhe o título de Doutora da Igreja, em acréscimo àquele de Padroeira das Missões, já atribuído por Pio XI em 1939. O meu amado Predecessor a definiuperita da ciência do amor(Novo Milennio ineunte, 27).

Para concluir está reflexão sobre esta grande doutora da Igreja, da qual sou devoto. Queridos meus, o papa Bento XVI nos chama a sermos imitadores dos santos, que viveram as virtudes e santidade aqui na terra. Portanto, faço o uso de tuas beatíssimas palavras, como pastor supremo da Igreja, ensina-nos a viver a santidade, com veemência aclama; “também nós, com Santa Teresa do Menino Jesus, devemos poder repetir a cada dia ao Senhor que desejamos viver de amor a Ele e aos outros, aprender na escola dos santos a amar de modo autêntico e total. Teresa é um dos ‘pequenos’ do Evangelho que se deixam conduzir por Deus na profundidade do seu Mistério. Uma guia para todos, sobretudo para aqueles que, no Povo de Deus, desempenham o ministério de teólogos. Com a humildade e caridade, a fé e a esperança, Teresa entra continuamente no coração da Sagrada Escritura que contém o Mistério de Cristo”.

Primeiro de outubro a Igreja celebra com todo louvor à festa de Santa Terezinha, doutora e padroeira universal das missões. Assim como Terezinha somos impelidos a agir por um único amor, mas buscar compreender os mistérios de Deus em nossa vida, e que somos chamados para o serviço da Igreja, dos irmãos, e que exige de nós disponibilidade e doação, cabe a nós darmos a nossa resposta ao chamado de Deus. Evidentemente, que Terezinha compreendeu o seu chamado de viver segundo o amor, por isso nos fala: “percebi e reconheci que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo, abraça todos os tempos e lugares, numa palavra, o amor é eterno”.

Desejo ardentemente do fundo de minha alma que estas simples palavras sirvam como contributo para formação espiritual dos paroquianos de Sant’Ana de Bom Jardim e a todos que lêem este exímio meio de comunicação. Que Santa Terezinha ‘a perita do amor’ seja exemplo de santidade para nós nos tempos hodiernos e, que conduza-nos ao encontro interior com Cristo Ressuscitado.

Autoria: Ir. Josimar Araújo / Produção: Bruno Araújo e Maria Barbosa / Redação: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana  http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário