terça-feira, 30 de outubro de 2012

Missão, palavra que solidificou o catolicismo bonjardinense.

“O entusiasmo missionário foi um dos temas abordados no evento diocesano realizado no último domingo em Carpina. As santas missões contemporâneas, com novas perspectivas de evangelização, resgatam e introduzem os jovens numa vivência cristã mais qualitativa e eficaz quando o assunto é evangelizar.”

Afinal, como as práticas missionárias contribuíram para a solidificação do catolicismo bonjardinense?

Com intuito de propagar o evangelho e preservar o conservadorismo católico, a obra missionária exercida pelos Frades Menores Capuchinhos despertou entre os bonjardinenses um sentimento de conversão contínua baseada na fraternidade, na penitência e na oração. Um dos objetivos fundamentais era dar impulso ao surgimento de novas vocações capazes de perpetuar os ideais missionários que ali se disseminava, integrando a população aos princípios franciscanos da promoção divina e da reflexão pessoal. Empenhados em contribuir para o bem local, os missionários diligentemente promoveram melhorias físicas na igreja matriz (1874 a 1876), uma representação expressiva da eficaz colaboração franciscana ao município, um marco que solidificou o catolicismo local.


Muito se atribui aos religiosos que em Bom Jardim desempenharam uma verdadeira jornada de fé e providência. Um trabalho pastoral insistentemente incansável que gerou inúmeros ganhos espirituais e materiais, permeado pelo ardor religioso dos fiéis que depositavam suas expectativas em busca de soluções. O fato das pregações serem semelhantes aos preceitos do próprio Cristo fez dos capuchinhos verdadeiros santos populares, presentes até hoje no imaginário devocional dos cidadãos bonjardinenses.

Matéria: Bruno Araújo / Redação Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana  http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário