quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As riquezas existem para ser partilhadas

329 (...) As riquezas realizam a sua função de serviço ao homem quando destinadas a produzir benefícios para os outros e a sociedade: «Como poderíamos fazer o bem ao próximo - interroga-se Clemente de Alexandria - se todos não possuíssem nada?».

Na visão de São João Crisóstomo, as riquezas pertencem a alguns, para que estes possam adquirir mérito partilhando com os outros. Elas são um bem que vem de Deus: quem o possuir, deve usá-lo e faze-lo circular, de sorte que também os necessitados possam fruir; o mal está no apego desmedido às riquezas, no desejo de açambarcá-las.

São Basílio Magno convida os ricos a abrir as portas de seus armazéns e exclama: «Um grande rio se derrama, em mil canais, sobre o terreno fértil: de igual modo, por mil vias, tu faze chegar a riqueza à habitação dos pobres».

A riqueza, explica São Basílio, é como a água que flui mais pura da fonte na medida em que dela se haure com mais freqüência, mas que apodrece se a fonte permanece inutilizada.

O rico, dirá mais tarde São Gregório Magno, não é mais que um administrador daquilo que possui; dar o necessário a quem necessita é obra a ser cumprida com humildade, porque os bens não pertencem a quem os distribui. Quem tem as riquezas somente para si não é inocente; dar a quem tem necessidade significa pagar um débito.

Compêndio da Doutrina Social da Igreja
Fonte: Vaticano

A Paróquia de Sant’Ana inicia mais uma campanha beneficente “Natal Solidário” edição 2012. A iniciativa anual mobiliza todos os paroquianos em prol das famílias carentes de Bom Jardim, visando proporcionar um Natal do Senhor de fartura e consequentemente de felicidade. Participe doando 1 Kg de alimento não perecível até 16 de dezembro. A arrecadação dos donativos está sendo realizada na secretaria paroquial, na igreja matriz após as celebrações ou com nossos agentes de coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário