quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Presépio: Compreenda o mistério cristão representado nesse costume milenar

Como e quando surgiu o costume de representar presépios?


As formas de representação em desenhos ou pinturas, com as cenas do presépio, surgiram no século IV, no Oriente Médio. Naquela época, a Sagrada Família (Lc 2, 16), o jumento e o boi (Is 1, 3) eram os personagens e figuras principais. Segundo a Bíblia, estes são animais do jugo (canga) e precisam ser domados para servir aos humanos. De forma semelhante, as pessoas necessitam de disciplina e educação para servir a Deus e ao próximo. Assim, nós os cristãos, estamos sob o jugo do Evangelho de Jesus (Mt 11, 30).
Ainda no final deste século IV, aparecem as representações com os “magos” trajados de reis, que visitaram o Menino Deus, adoraram-no, homenagearam-no e ofereceram-no ouro (eternidade), incenso (divindade) e mirra (morte), de acordo com o Evangelho escrito por São Mateus (Mt 2, 11).
Portanto, o Deus Encarnado, na sua humanidade haveria de morrer, mas, permanecendo divino e eterno. Posteriormente, acrescentaram as figuras do anjo e dos pastores (Lc 2, 9) e também a “estrela do Oriente” (Mt 2, 2).
No século XII, aparecem o pastor com a “gaita de fole”, outros animais (ovelhas, o galo e outros). A partir do século XVI, os presépios se tornaram mais domésticos e artísticos, dependendo das criatividades e posses de seus pretendentes. Sobretudo na Itália e em Portugal.

Qual o papel de São Francisco de Assis na história do Presépio?

Em 1223, São Francisco de Assis (1182-1226) tornou-se famoso, pois, ao invés dele Festejar o Natal na igreja local, segundo o costume, montou um Presépio na floresta de Greccio, arrumando um cenário próprio, com diversos animais, no intuito de melhor explicar o Mistério da Encarnação de Cristo ao povo. Ele inovou a maneira de se montar o cenário do Nascimento do Senhor.

Trecho: Entrevista de José Mauro Maciel ao Portal A12 / Redação Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana
http://matrizdesantana.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário