segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Solenidade de Jesus Cristo Rei: Encerramento do Ano da Fé

Celebramos na manhã do último domingo, 24, a Solenidade de Jesus Cristo Rei, consequentemente o encerramento do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI em outubro de 2012. A festa de conclusão do Ano Litúrgico encerra um período de muita reflexão sobre a fé católica, onde os fiéis puderam conhecer melhor a sua importância para vivê-la com mais intensidade.


Em comunhão com o Papa Francisco, o dia festivo teve início com a Caminhada da Fé saindo da Capela de São João Batista, Bairro Noelândia, acompanhada pelos alunos e gestores educacionais da rede pública e privada do município, conduzindo faixas contendo belíssimas frases referentes à fé.

Além de iniciar os ritos litúrgicos, a caminhada contou ainda com dois momentos de reflexão; o primeiro na Rua Israel Fonseca, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde Pe. Elias Roque elucidou sobre os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II; e o segundo momento na Praça de São Sebastião, onde Pe. Jorge Sousa realizou junto aos fiéis a profissão de fé através do Credo.

A caminhada foi concluída na Igreja Matriz de Sant’Ana, onde foi dado prosseguimento à Celebração Eucarística presidida pelo nosso Pároco, Pe. Elias Roque, e concelebrada pelo nosso Vigário Paroquial, Pe. Jorge Sousa.

Durante homilia, o nosso pároco fez críticas aos diferentes meios de comunicação que corrompem a fé e os valores sócio-cristãos defendidos pela Igreja. Pe. Elias foi categórico ao afirmar que é preciso investir na vivência autêntica da fé como prática diária dos cristãos.

“Para crer em Jesus Cristo é preciso ser profeta. Professar a nossa fé e ter coragem de anunciar Jesus Cristo e de denunciar as injustiças. Existem diversos meios de comunicação que nos induzem à desvalorização dos bons princípios que configuram uma sociedade equilibrada. É muito fácil identificá-los, basta observarmos os personagens das novelas e seus desarranjos de conduta que minimizam a constituição familiar. Lutemos contra esta imposição. O mundo necessita de pessoas que sejam fiéis e sigam verdadeiramente a proposta de Jesus Cristo.” Frisou o sacerdote.

No término da solenidade, animada pelo ministério de música da Comunidade de Campestre, servos da Renovação Carismática realizaram ações preventivas de controle da hipertensão arterial, acompanhadas de um saboroso café.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário