sexta-feira, 21 de março de 2014

Solenidade do Glorioso São José

Num clima de muita fé e devoção, a Comunidade do Alto São José celebrou na noite da última quarta-feira, 19, a solenidade de encerramento da 47ª Festa do Glorioso São José, padroeiro da localidade, com procissão conduzindo a imagem de São José pelas principais ruas da cidade, Celebração Eucarística e apresentações culturais.

É excepcionalmente no dia 19 de março, dentro do período quaresmal, que a Igreja se reveste de branco para celebrar a memória litúrgica do glorioso São José, esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus e patrono universal da Igreja.


A Escritura Sagrada diz que José era carpinteiro (Mt 13,55) e pobre, tanto que quando foi levar Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria purificada, ofereceu como sacrifício um par de rolas, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lc 2,24). Embora sendo pobre, José era de linhagem real, da descendência do rei Davi (Mt 1,1-16 e Lc 3,23-28). Era um homem bom, compassivo e carinhoso, características de um justo. Quando soube da gravidez de Maria, não sendo seu o filho que ela esperava, planejou deixá-la silenciosamente para não a expor à vergonha e crueldade, porque naquela época, as mulheres acusadas de adultério eram apedrejadas até a morte (Mt 19,20).

José também foi um homem de fé e obediente. Quando o anjo do Senhor em sonho lhe revelou o mistério sobre a criança que Maria trazia no ventre, imediatamente e sem questionar ou preocupar-se com fofocas, a tomou como esposa. Quando o anjo lhe apareceu novamente para avisá-lo do perigo que a sua família corria, imediatamente deixou tudo o que possuía, bem como os parentes e amigos e partiu para um país estranho e lá permaneceu, aguardando pacientemente até que o anjo do Senhor, no devido tempo, o instruiu para retornar (Mt 2,13-23). (santoprotetor.com)


Por Bruno Araújo - Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant'Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário