sexta-feira, 28 de março de 2014

Casamento Comunitário

A Paróquia de Sant’Ana realizou na tarde do último domingo, 23, a união matrimonial dos 26 casais (presentes) inscritos no Casamento Comunitário. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz de Sant’Ana, conduzida pelos sacerdotes, Pe. Elias Roque e Pe. Jorge Sousa.


Chamamos de Casamento Comunitário a celebração de vários matrimônios ao mesmo tempo, para casais preparados para esse fim, participantes da comunidade ou que desejem dela participar. Ele é um serviço e uma doação que a Igreja oferece aos casais em busca da vivência mais plena da fé da Igreja. O casamento comunitário destina-se a casais que vivem uniões livres de fato há vários anos, ou que estejam casados apenas no civil, com ou sem filhos, mas que desejam receber o sacramento do matrimônio, e ainda não o fizeram por várias razões (Familiaris consortio, n.º 81-82).

Aqueles que casam no Cristo, em fidelidade à Palavra de Deus, devem celebrar frutuosamente, viver honestamente e testemunhar publicamente diante de todos o Mistério da União de Cristo e da Igreja. O Matrimônio, desejado, preparado, celebrado e vivido na vida de cada dia à luz da fé, é o que a Igreja une, a doação confirma, a benção chancela, os anjos anunciam e o Pai ratifica. Que jugo extraordinário aceitam dois fiéis: o jugo de uma só esperança, de um só teor de vida, de um só serviço! São ambos como irmãos, ambos muito unidos, sem nenhuma separação, nem do espírito nem de carne; e, quando a carne é uma só, um só também é o espírito. (Tertuliano, séc. III, na Introdução ao Ritual do Matrimônio, n.º 11).


Fotos: Sant'Ana Color Digital - Org. Romildo Melo (Nêgo do Foto) / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário