sábado, 31 de maio de 2014

"A limpeza Deus amou"

"A limpeza Deus amou". Este tradicional provérbio certamente desperta a curiosidade de muitas pessoas sobre o seu real significado. O que se sabe é que, além da lógica aparente, esta exígua frase transcende de qualquer artifício materno, persuasivo, utilizado para tornar a “hora do banho” mais convidativa. Mas, não é por aí. Constituir um fenótipo apresentável, dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade, nem sempre configura a existência de um espiritual também isento das “impurezas”.

Deus, em Sua plena sabedoria, nos propõe a “limpeza espiritual” como método eficaz de interiorização da Sua Palavra, convidando-nos a rever velhos hábitos de vida. Todo aquele que se dispõe seguir verdadeiramente a Deus, sem sombra de dúvidas, encontra n’Ele o preenchimento das lacunas espirituais, que antes se encontravam imundas e habitadas pelo pecado. “A vontade de Deus é a vossa santificação” (1Ts 4,3a); isto equivale a uma boa limpeza espiritual, eliminando qualquer tipo de subsídio que favoreça o engrandecimento do maligno. Porque, se “A limpeza Deus amou, mais amou quem a guardou”.

Os vícios do álcool e cigarro não limitaram o Sr. Manoel Salvino de vivenciar uma experiência única de fé, que acarretou numa transformação total dos hábitos que outrora cultivava como válvula de escape para alguns problemas. O que para muitos parece beatismo, sendo ele membro de todos os movimentos e grupos paroquiais, para este humilde cidadão simboliza o seu amor e gratidão a Deus, que o resgatou do pecado. Achando insuficiente, Manoel também busca através do seu trabalho como gari, há 32 anos, dar testemunho de dignidade, profissionalismo e amor pelo que faz, semeando e colhendo frutos de sua alegria e total simplicidade.


Quem observa a sua rotina exaustiva de trabalho na limpeza urbana, certamente não dimensiona o quanto foi difícil e martirizante toda a sua trajetória de vida até aqui. Foram inúmeras adversidades que o condicionavam à dissolução da integridade moral e física, que dificilmente qualquer ser humano enfrentaria com tamanha perseverança. Contrariando o provável destino, Manoel encontrou em Deus a dignidade materializada em forma de oportunidade. Oportunidade de conquistar o pão de cada dia, com muito esforço, e que ainda assim partilha com quem mais necessita.



Poucos sabem, mas o carismático gari, oriundo do povoado de Desterro (Surubim), já foi pedinte, e devido à escassez de trabalho, aos 20 anos, fugiu com uma companhia de circo mambembe, atraído pelos fascínios do mundo artístico. Como palhaço, Manoel levou a magia do circo a diversos lugares do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul; onde confeccionou o seu famoso e peculiar berimbau.

Missionário, ator, reparador de guarda-chuva, caboclinho, agricultor, sapateiro e auxiliar de pedreiro, são outros dons que compõe a figura de um ser multifacetado, que afirma está realizado no que faz. Apesar de manifestar tantas qualidades, Manoel já foi vítima de vários tipos de preconceito, incluindo o Etaísmo (preconceito baseado na idade), um dos tipos de discriminação mais comum contra idosos.

Ninguém, nem o próprio Manoel tinha conhecimento de que o seu destino seria residir, trabalhar e constituir família no município de Bom Jardim. Foi em busca da melhoria de vida, atraído pela Tradicional Festa de São Sebastião, que o intrépido Manuel, e seu então parque de diversão (balanço canoa), vendido posteriormente, encontrou na “terra dos pau d'arcos” o suporte para viver com mais dignidade.

Falar de sonhos não concretizados? Será possível numa vivência de 62 anos? Sim, óbvio! Sonhar não está facultado exclusivamente à juventude. O que para muitos realizar-se se resume à aquisição de bens materiais, para Manoel é apenas ter condições físicas para dedilhar as cordas de um violão. Louvar o Senhor através da música seria o seu mais sublime gesto de amor e gratidão a Deus, pelo resgate do cristão que hoje se orgulha em servi-Lo.

Manoel acredita na família como suporte imprescindível para qualquer tipo de eventualidade. E como todo bom patriarca, sonha em partir sem deixar tristeza ou desamparo. As suas mãos calejadas representam a constante luta de um homem íntegro, comprometido em fornecer aos seus descendentes a dignidade que outrora buscou, e encontrou após ser encorajado por Deus a “desbravar o mundo”, sujeitar-se ao pecado, renunciá-lo posteriormente, e encontrar nos “Braços do Pai” a reconciliação. Deus também sabe nos levar à santidade pelo caminho da dor; porque às vezes é o melhor meio de arrancar as ervas daninhas do jardim de nossa alma.

Produção: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Sr. Manoel é um homem que ninguém consegue ver parado, acredito que nem quando dorme... Merece e tem todo meu respeito e admiração e o considero um grande exemplo de ser humano. Que o Criador o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir