sexta-feira, 2 de maio de 2014

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, totalmente restaurada, é entronizada durante solenidade de abertura do Mês Mariano

A peculiaridade do mês de maio, mês tradicionalmente dedicado à Virgem Maria, levou os fiéis bonjardinenses a participarem na noite de ontem, 1, na Igreja Matriz de Sant’Ana, da solenidade de abertura do Mês Mariano. Durante a celebração, também dedicada ao padroeiro dos trabalhadores, São José Operário, patrono universal da Igreja, foi apresentada aos paroquianos a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, após ser submetida aos cuidados do multifacetado artista bonjardinense James Ferreira Barbosa.

(Imagens: James Ferreira Barbosa)

“A imagem encontrava-se bastante danificada pela ação dos cupins. Mesmo sendo restaurada há um tempo atrás, houve uma descaracterização das cores tidas como originais, onde fizeram uso de tintas não apropriadas. O princípio do meu trabalho foi restabelecer a originalidade da imagem, retirando todas as áreas deterioradas e refazendo-as com gesso, aplicando cores mais próximas possíveis das cores originais. Foi feito uma raspagem, aplicação de cupincida, pintura e aplicação de purpurina e folhas de ouro 14k”, afirmou James.

A campanha de restauração da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, encabeçada pelo paroquiano Golbery, movimentou 75 pessoas que custearam todo o processo de reparação dos danos temporais à imagem que é símbolo da religiosidade bonjardinense, entregue em tempo recorde para os tradicionais louvores do mês de maio.

Após revitalizar algumas peças do acervo sacro paroquial, Pe. Elias Roque, presidente da celebração, anunciou que o próximo passo de sua gestão eclesial será a pintura externa do imponente cartão postal bonjardinense, a Igreja Matriz de Sant’Ana.

“Algumas obras de âmbito paroquial, a exemplo das intervenções na Capela de Nossa Senhora do Carmo, têm nos impossibilitado de realizar a pintura externa da Igreja Matriz de Sant’Ana. Porém, estamos concentrando esforços, principalmente ao longo dos próximos 30 dias, para que possamos concluir, até meados do mês de julho, toda a pintura externa da igreja matriz. Que Deus nos proporcione condições favoráveis para concretizarmos mais uma ação em prol da preservação do nosso maior patrimônio religioso”, frisou o pároco.

A solenidade de abertura do Mês Mariano, tradicionalmente patrocinada por todos os que fazem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim, abre por excelência os louvores à Virgem Maria em toda a comunidade paroquial (capelas e residências); encerrando com a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no próximo dia 31.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário