segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Paróquia de Sant’Ana promove ação evangelizadora e recreativa com as crianças das imediações do lixão de Bom Jardim

Caravana solidária leva às crianças das imediações do lixão de Bom Jardim uma mensagem de fé e alegria

A Paróquia de Sant’Ana, dentro da proposta celebrativa do Dia das Crianças e do Mês Missionário, através da integração entre Vicentinos e demais Movimentos Pastorais, realizou na manhã do último domingo (19) um momento solidário de lazer e catequese para as crianças (e suas respectivas famílias) das imediações do lixão de Bom Jardim.


A iniciativa, acolhida de imediato pela comunidade, mobilizou todos os fiéis bonjardinenses em prol do sorriso e da evangelização de crianças que, de certo ponto, encontram-se marginalizadas e desassistidas religiosamente.

Em pouco mais de uma semana, tempo consideravelmente curto, mais de 90 (noventa) doações, entre presentes e guloseimas, foram realizadas nos postos de arrecadação da campanha “Fabrique um sorriso, doe um brinquedo”, coordenada pela ação conjunta entre a Pastoral da Comunicação, Sociedade de São Vicente de Paulo, Pastoral Litúrgica e Secretaria Paroquial.

Segundo Pe. Elias Roque, Pároco de Bom Jardim, realizar ações desta natureza nos aproxima, ainda mais, do exercício substancial de uma fé viva e atuante.

“É necessário que nós cristãos tenhamos contato com esta realidade indisfarçável, que vive oculta do nosso confortável dia a dia. São realidades que precisam ser exploradas, para que alcancemos a plenitude da nossa missão designada por Deus: amar o próximo e viver em comunhão. Fico triste em presenciar tantas desigualdades que, infelizmente, ainda acometem os menos favorecidos. Tive experiências marcantes, inesquecíveis em minha vida... Situações de profunda autorreflexão que hoje me fazem olhar, com mais atenção, para aqueles que permanecem esquecidos e desenganados pela sociedade. É Deus quem coloca experiências como estas em nossa vida, para que possamos nos aprimorar como cristãos. Aqui fica o meu convite para todos os paroquianos: desbravem o mundo anunciando a Boa Nova e exerçam, fidedignamente, os ensinamentos Daquele que dentre os humildes surgiu para salvação da humanidade, Jesus Cristo”, frisou Pe. Elias Roque, líder da caravana solidária.

Além do momento de espiritualidade, ministrado pelos coordenadores paroquiais, ações recreativas como: quebra-panela, caracterização e animação, música, distribuição de doces, bolo, refrigerante, salgadinhos e presentes animaram a criançada, que, aos poucos, foram deixando a timidez de lado e rendendo-se à alegria contagiante do animador Maurício Faustino.

“Levar a Palavra de Deus aos que se encontram esquecidos pela sociedade, foi uma experiência muito gratificante e recompensadora. Proporcionar alegria às crianças sempre nos revigora e nos faz acreditar na esperança de um mundo melhor. Cada olhar de felicidade, cada gesto de carinho, cada sorriso nos fortalece na missão que Deus nos confiou”, salientou Maurício Faustino, um dos idealizadores do projeto.

A preocupação de levar a Palavra de Deus e proporcionar alegria às crianças da região do lixão de Bom Jardim consolidou uma proposta pastoral, que será mantida dentro das ações de evangelização da Paróquia de Sant’Ana no município.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário