domingo, 6 de maio de 2018

Evangelho do 6º Domingo da Páscoa

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. (Jo 15,9-17)


Coloquemos em prática o mandamento do amor

Não se conhece Deus por meio de teorias e ensinamentos. A via para o conhecimento de Deus chama-se amor; e não é o amor falado, onde temos tantas retóricas para falar dele. O amor é prática e vida. Há pessoas que não falam nada, olhamos para elas e vemos como expressam e vivem o amor. Podemos ter a capacidade para falar bastante coisas sobre Deus e a Igreja, mas não temos a capacidade para amar, não conhecemos Deus. Podemos ter até conhecimento, notícias e informações maravilhosas a respeito d’Ele, mas o conhecimento de Deus só acontece por via do amor. Podemos até ficar estagnados, porque oramos bastante, fazemos longas meditações, mas não temos a capacidade de amar o próximo com todas as exigências que o amor tem. O amor é muito exigente, e se, muitas vezes, não somos capazes de morrer para nós mesmos, para o que pensamos e sentimos; se quando nos colocamos em primeiro lugar, o mais importante somos nós, não conseguimos viver o mandamento do amor. Amar é desdobrar-se, é acolher, aceitar e conviver. Não é conviver com aqueles que são agradáveis a nós, aqueles que fazem parte dos nossos grupos, das nossas “panelinhas”. Assim é muito simples e até os animais vivem, sem nenhuma dificuldade. O amor é exigente, é um mandamento: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15,12). Cristo amou os Seus inimigos, aquele que O traiu e O abandonou. Ele amou até aqueles que quiseram tirar proveito d’Ele, mas que não O amaram de verdade. O nosso amor não é o amor do mundo, mas sim o do coração de Cristo. O amor cristão se desdobra e abre; é um amor que não exclui, mas que coloca na ordem e na vigência aqueles que o coração tem até repugnância. O amor é exigente, mas ele dá a vida, cura e liberta. Nossas comunidades, igrejas e famílias só serão revitalizadas se o mandamento do amor estiver na ordem da vida, das exigências e de tudo aquilo que realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário