segunda-feira, 2 de março de 2020

Projeto leva catequizandos para conhecer as capelas de Bom Jardim

Iniciativa promove conhecimento sobre a história dos santos, em visita às capelas bonjardinenses.

As aulas de catequese da Professora Willivânia Batista, catequista da Paróquia de Sant’Ana, em Bom Jardim, no Agreste pernambucano, há dez anos, ganharam um incentivo a mais quando o assunto é conhecer a Palavra de Deus. Trata-se do Projeto “Missionários Mirins”, que tem como objetivo despertar entre os catequizandos o amor ao Evangelho de Jesus Cristo, tendo a oração como base e elo importante de comunhão com o Criador.


Com iniciativas inovadoras e metodologias simples, o projeto vem se firmando e transcendendo o espaço físico de uma sala de catequese a que estamos habituados, promovendo diversas atividades práticas nos campos da evangelização, como: realização de vias-sacras, visitas às famílias (doentes, desempregados...), encontros residenciais de oração e partilha, arrecadação e distribuição de donativos, dentre outras, protagonizadas pelos próprios catequizandos.

Para o início de 2020, “Capela, lugar de oração” foi o tema desenvolvido por Willivânia, para se trabalhar o testemunho dos Santos da Igreja com as crianças e pré-adolescentes da catequese, por meio de visitas às capelas da cidade, distritos e áreas rurais, refletindo sobre aqueles que corresponderam ao chamado de Deus, e que, portanto, viveram, com coragem, o anúncio do Evangelho e, consequentemente, morreram por amor a esse propósito.


“Em Bom Jardim, existem inúmeras capelas. Muitas delas, construídas por devotos de santos queridos e venerados pelo povo em razão de alguma graça alcançada, a exemplo da capela dedicada ao Mártir São Sebastião, localizada no centro da cidade, que abriga a maior festa religiosa de todo o território paroquial, resultado de uma promessa feita para que Bom Jardim não fosse alcançada pelo terrível flagelo da peste bubônica, que assolava toda a região, em 1925. É importante que as nossas crianças e jovens conheçam a história da sua própria fé, a devoção aos santos venerados pelos bonjardinenses e a vida dos mesmos, para que tenham uma visão prática do seguimento a Jesus Cristo, Verbo Encarnado, princípio e razão da nossa caminhada cristã”, frisou Willivânia.


Orações e atividades complementam as visitas, que já percorreram, na área urbana, as capelas de São Sebastião, Nossa Senhora do Carmo, São José, São João Batista, São José de Anchieta e Maria Rosa Mística.





“As visitas continuarão acontecendo, e que o Espírito Santo ilumine as nossas crianças e jovens, despertando neles o desejo de seguir o Pai com amor e zelo. Continuaremos perseverantes na missão de sermos discípulos missionários da Boa Nova, vivenciando tudo aquilo que verdadeiramente nos conduz a Jesus Cristo”, completou Willivânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário