sábado, 13 de junho de 2020

Santo Antônio

Santo Antônio, no entanto, não é italiano de origem. Ele nasceu em Lisboa, Portugal, o que o une de modo especial a nós brasileiros. É um santo que fala a nossa língua. E, por conta das muitas viagens missionárias que realizou, também é chamado de "o santo de todo mundo".


Uma das coisas que impressiona em Antônio foi a sua convicção vocacional, que o fez perseverar, mesmo quando foi incompreendido pelas pessoas mais próximas. De fato, o seguimento de Cristo implica - talvez mais hoje em dia por conta da constante secularização da cultura - um rompimento com aquilo que é o considerado “normal”. Ser um verdadeiro cristão passa por "estar no mundo, sem ser do mundo". E este mundo não reconhece aqueles que vivem no Espírito da Verdade, o Espírito Santo, justamente porque estão envoltos na mentira. Isso, necessariamente, traz perseguições. Aliás, a liturgia desses dias nos está trazendo o Sermão da Montanha, no qual Jesus justamente nos mostra que o ideal cristão é o contrário daquilo que o mundo considera como ideal.

Outro elemento importante de ressaltar no Santo que celebramos hoje é a sua formação. Como doutor da Igreja, teve todos os seus sermões publicados e escreveu obras importantes de espiritualidade, que certamente podem ajudar para que entendamos melhor a nossa fé, para poder interioriza-la melhor e vive-la melhor.

A formação na fé é uma dimensão que, atualmente, precisa ser sempre reforçada. Se vivemos uma fé muito sentimental, poderia acontecer que esvaziássemos o conteúdo daquilo que acreditamos e deixássemos que os sentimentos falem mais alto que a razão. Isso não significa que os sentimentos sejam algo ruim; pelo contrário, são muito bons mas precisam ser coordenados pela razão, para que possam ajudar que sejamos mais plenos e não o contrário, que nos atrapalhem e nos levem por caminhos que não são os de Deus.

Santo Antônio, com sua perseverança na fé e no chamado de Deus, aliado a seu exemplo de formação na fé e por seus escritos e sermões, certamente pode iluminar a nossa vida, para que seja também uma vida mais santa. Que Santo Antônio interceda por nós em todas as nossas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário