segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bate-papo com Rodrigo Coutinho

Convidamos o jovem Rodrigo Coutinho, 21 anos, para um bate-papo exclusivo sobre o período em que ocupou o cargo de sacristão da Paróquia de Sant’Ana. Rodrigo fez um balanço do que representou esta experiência em sua caminhada missionária, e também falou sobre seus futuros projetos para o ano de 2014.

“Como sacristão, tive um contato maior com o povo de Deus. Pude ver então a realidade de conhecer pessoas diferentes, e ajudá-las na medida do possível. Aproveitei este tempo para quebrar algumas barreiras da minha vida. Sinto-me muito feliz por tudo aquilo que realizei neste lugar.” Frisou Rodrigo.


Além de outras diligências, o sacristão é o principal responsável pela preparação dos ritos litúrgicos e manutenção dos templos religiosos.

Acompanhe o bate-papo na íntegra:

Bruno Araújo: Rodrigo, o que representou, falando de experiência pessoal, este período como sacristão da Paróquia de Sant’Ana?

Rodrigo Coutinho: Bruno, retornei com este propósito de ser sacristão no começo do ano. Passei três maravilhosos anos em São Paulo, onde no decorrer desses três anos cresci muito como pessoa. Já diz Pe. Zezinho em uma de suas canções: “Eu não me acostumei nas terras onde andei.”. E realmente eu não me acostumei. Algo me chamou de volta. Deixei família, amigos e trabalho. Muitos me perguntaram porque deixei tudo isso para trás. E a resposta é simples e verdadeira. Mesmo sendo natural de Limoeiro, Pernambuco, aprendi a amar esta cidade de Bom Jardim onde passei a morar, desde os seis anos de idade, com os meus avós que me educaram e contribuíram com minha formação religiosa. Amo esta igreja dedicada à  Sant’Ana, da qual sou devoto. Na verdade, amo a Igreja Católica em si. Aqui fui batizado, crismado... Então já tenho uma vivência nesta comunidade. Como sacristão, tive um contato maior com o povo de Deus. Pude ver então a realidade de conhecer pessoas diferentes, e ajudá-las na medida do possível. Aproveitei este tempo para quebrar algumas barreiras da minha vida. Sinto-me muito feliz por tudo aquilo que realizei neste lugar.


Bruno Araújo: O que mais sentirá falta?

Rodrigo Coutinho: Sentirei falta dos meus trabalhos paroquiais, dos amigos, familiares, e de todos aqueles que convivi, diretamente e indiretamente, todos os dias.

Bruno Araújo: O convívio com os sacerdotes, Pe. Elias e Pe. Jorge, foi proveitoso?

Rodrigo Coutinho: Como pessoa, são de estilos diferentes. Mas como sacerdotes, têm o mesmo propósito de levar Jesus Cristo às pessoas. Isto é que é bonito na igreja. É o diferente que se une para o mesmo fim. Sim, Pe. Elias, desde o início quando apareci em sua porta, há cinco anos atrás, me ajudou, orientou, e me introduziu na vida religiosa. Considero-o como um pai. Conheci Pe. Jorge ano passado, e gostei do seu jeito de ser. Diz a verdade sem medo. A sua simplicidade ao ide encontro das pessoas me cativou muito. Claro que, o maior exemplo que qualquer pessoa pode ter é Jesus Cristo. Mas as pessoas que estão ao nosso redor também servem de estímulo para nossa caminhada terrena. Ajudam-nos a cada dia sermos pessoas melhores. Aprendi muito com os dois. Vejo o bom dos dois e tomo como exemplo.


Bruno Araújo: Quem o substituirá nas atividades; e o que você deseja para esta pessoa?

Rodrigo Coutinho: Foi realizada uma reunião onde foi colocado em pauta quem iria me substituir. Foi cogitado o nome da nossa irmã na fé, Izabel Paulino; que foi aclamada por todos e por mim também. Então ela assumirá no início do próximo ano. Foi uma ótima escolha. Que ela ame esta igreja e procure sempre o bem de todos. E acima de tudo, seja perseverante na fé e na oração. Não desanime diante das dificuldades... Aprenda a crescer com elas. Desejo para ela toda sorte do mundo, e que seja muito feliz.

Bruno Araújo: Que novo rumo você irá traçar de agora em diante?

Rodrigo Coutinho: Como já disse, o propósito de ser sacristão, previsto antes, era de no máximo um ano. Estou me preparando para ingressar no Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim, no próximo ano. Já fui convocado. Participei de encontros preparatórios durante todo ano de 2013, e recebi o aval do nosso Bispo Diocesano, Dom Severino Batista, totalizando em dez jovens que caminham no mesmo propósito, para os quais peço as orações de todo o povo de Deus. Claro que tenho a consciência de que ser padre é apenas uma consequência da minha escolha. O mais importante é ser cristão. Cristão autêntico, verdadeiro, assim como foram os mártires e tantos outros santos que, através de gestos e palavras, levaram o Evangelho às pessoas. Isto sim é o mais importante. É claro que continuarei ajudando esta igreja, na medida do possível.


Bruno Araújo: O que representa a comunidade paroquial de Sant’Ana em sua trajetória missionária?

Rodrigo Coutinho: Representa um pedaço de mim, pois tenho procurado levar um pouco do que sei às pessoas. Faço um balanço positivo. Boa parte deste tempo, se contarmos bem do começo, por volta do ano de 2009, tive uma boa participação como coroinha. Este ano, juntamente com Lucas Alberto, fizemos um trabalho de visita ao hospital deste município. Juntamente com Leandro (Léo), demos início à Pastoral do Batismo, que está se formando; e aproveito para convidar aqueles que desejarem participar. Então, por tudo isto, considero Bom Jardim como uma mãe que precisou de mim, e eu como filho ajudei como pude. Com isto, me tornei um missionário mirim, pois ainda estou crescendo neste sentido. Tem muita coisa ainda a ser feita, mas estamos caminhando.


Bruno Araújo: O que Jesus Cristo significa em sua vida?

Rodrigo Coutinho: O Papa Emérito, Bento XVI, tem uma frase que tomei para minha vida, que diz assim: “Não procuro aplausos, procuro obedecer a verdade.”. Para mim, Jesus Cristo é esta verdade. Ele é Aquele que mexe com nossas vidas, nos impulsionando para a mudança de atitudes, e nos encorajando para levar a paz e o Evangelho, fazendo arder nossos corações com Suas Palavras. Palavras que nos acalmam e dão força diante de tantas tribulações. É interessante pensar que “Se estivermos preocupados em estar com Cristo, em viver a Sua vida, em fazer a Sua vontade, Ele, o próprio Cristo, estará conosco. Viverá em nós.”. Somos falhos, mas devemos sempre procurar seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Só assim, onde quer que estejamos, iremos irradiar a presença amorosa do Cristo que habita em nós. Em resumo, Jesus é, e sempre será o Senhor da minha vida, no Qual tenho plena confiança.


Bruno Araújo: Deixe a sua mensagem de Natal para os leitores do Blog da Paróquia de Sant’Ana.

Rodrigo Coutinho: “O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo. Hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.” Lucas 2,10-11. E o anjo nos anuncia o que ele mesmo vai dizer que será a nossa maior alegria. “Nasceu para nós o Salvador”, Jesus Cristo. Um Deus poderoso que se faz simples e humilde, nascendo numa manjedoura. Parem e reflitam sobre o amor que Ele sente por nós. Voltemos nosso olhar para a gruta de Belém... Ele veio nos trazer uma mensagem de paz e de reconciliação universal. Coloquemo-nos nas mãos do nosso Salvador. Entreguemos o ano que passou, e o ano que virá, buscando o Senhor de coração sincero. Que neste Natal Jesus possa nascer no coração de cada um de nós. Que Ele faça nova todas as coisas. E que estejamos sempre firmes na fé, nos colocando a serviço um dos outros. Amando-nos; sendo felizes; fazendo os outros felizes. Desejo a todos, de coração, um Feliz Natal e um Feliz 2014. Um abraço fraterno. Pax Vobis, "A paz esteja convosco".

Produção: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Muito bem Rodrigo!!Que Deus te abençoe na sua caminhada de fé.És uma pessoa maravilhosa digna de muitas felicidades meu querido.

    Vânia Lima

    ResponderExcluir