quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Entrevista: Gabriel Ribeiro fala sobre sua trajetória de vida

As dificuldades proporcionam uma lição de vida que despi a alma de qualquer tipo de orgulho ou vaidade. As adversidades insistem em fragilizar o corpo, suprimir temporariamente o sorriso, entrelaçar os sentimentos num impetuoso turbilhão de angústia e desilusão; onde não há solução aparente que cesse tamanho sofrimento. Será tudo isso necessário? Questionar é insuficientemente capaz de amenizar as gélidas noites de solidão e sonhos. Sonhos apáticos que amargam as tortuosas e intermináveis madrugadas. Luz rima com cruz! É preciso beber do cálice para mensurar a relevante e legítima transformação. O milagre existe para quem nele crer.

Todo o contexto poético mencionado acima nos apresenta a trajetória de um jovem humilde, guerreiro, que enfrentou muitas dificuldades; e fez delas combustível para superar o sofrimento vivido ao longo de toda a sua infância de privações.

“Acolhimento” é a palavra que exemplifica a transformação na vida do jovem Gabriel Ribeiro, 26 anos, que auxilia nas atividades paroquiais na função de co-sacristão, zelando pela conservação física da Igreja Matriz de Sant’Ana e dando assistência aos cerimoniais litúrgicos.


Em entrevista ao nosso blog, Gabriel falou sobre sua infância difícil e sobre as realizações que só foram possíveis graças ao apoio de grandes pessoas. “A gratidão é a maior virtude do homem. Se hoje colho felicidade é graças ao gesto fraterno de pessoas que são fundamentais em minha vida.” Afirma Gabriel.

Confira a entrevista com Gabriel Ribeiro na íntegra:

Bruno Araújo: Como você sintetizaria a sua infância?

Gabriel Ribeiro: Uma infância marcada pela solidão e pela tristeza. Mesmo sofrendo com tantas angústias, vivia em função das poucas alegrias que surgiam e me reconfortavam. Nunca deixei de acreditar na felicidade... E foi essa esperança que me fez chegar até aqui.

Bruno Araújo: Qual a maior lição tirada de tudo isso que você vivenciou?

Gabriel Ribeiro: Deus nunca desampara os seus filhos. Ele nunca me desamparou, sempre esteve do meu lado quando mais necessitei. A luz que o Senhor acende desfaz qualquer tipo de escuridão que exista em nosso tortuoso caminho. Tudo depende da nossa busca interior pelo Reino de Deus. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mt. 6:33.


Bruno Araújo: Em que etapa da sua vida você classifica como mudança particularmente substancial?

Gabriel Ribeiro: Quando fui acolhido na Paróquia de Sant’Ana, por intermédio de Gustavo Braz. Essa oportunidade me fez crescer como pessoa, ampliando minhas relações sociais com a comunidade bonjardinense. A rotina de trabalho na paróquia me humaniza. Sirvo com muito orgulho, e reconheço minha insignificância diante do poder supremo de Deus.


Bruno Araújo: Quem são as pessoas fundamentais atualmente em sua vida? (que certamente colaboram para que essa mudança seja sempre aprimorada.)

Gabriel Ribeiro: Não são apenas pessoas, são verdadeiros anjos de Deus que me auxiliam diariamente. Dr. Frederico e Dona Cléo, casal abençoado e generoso, que me acolheram como membro da família. Os sacerdotes, Pe. Elias e Pe. Jorge, pelos ensinamentos e pelo acolhimento. E de modo muito especial, Gustavo Braz. Ele é o principal responsável pela felicidade de viver que tenho hoje. Muitos contribuíram de certo modo, porém, ele me deu o que muitos anseiam na vida; a oportunidade de viver dignamente.

Bruno Araújo: Qual a simbologia do Natal para você?

Gabriel Ribeiro: O Natal é uma festa cristã cheia de significados para todos nós, onde a generosidade brota do coração de quem realmente se preocupa com seu semelhante. Recordo-me da ceia natalina na residência do saudoso Delvo carteiro. Momento sagrado onde partilhava junto à família as alegrias de uma feliz e autêntica noite de Natal.

Bruno Araújo: Sua pior noite de Natal?

Gabriel Ribeiro: Fui criado numa família muito conturbada. Consequência disso foi: muitas noites de solidão debaixo da ponte próxima ao sindicato, sujeitado ao mau cheiro, ao frio e a fome, dormindo em papelões e revirando o lixo em busca do que comer. Tudo isso para fugir da difícil realidade familiar que vivia. Enfrentei muitos Natais sem a presença da minha família, observando e desejando a felicidade das outras famílias que celebravam unidas o Natal.


Bruno Araújo: Sua melhor noite de Natal?

Gabriel Ribeiro: Atualmente é na residência do Dr. Frederico. Ele e sua família me recebem com muito carinho para partilhar de um Natal feliz e farto. É lá que sinto a presença de Jesus atuando naquele ambiente abençoado, na vida daquela família.

Bruno Araújo: O Natal dos Sonhos?

Gabriel Ribeiro: Sem dúvidas, aquele onde toda a minha família estivesse reunida celebrando com amor e alegria a chegada do Messias, Jesus Cristo. A família é a base de sustentação de qualquer indivíduo que caminha íntegro nos parâmetros dos bons valores.

Bruno Araújo: Deixe a sua mensagem para os nossos leitores que nos acompanham através do Blog da Paróquia de Sant’Ana.

Gabriel Ribeiro: Bruno, o seu trabalho é fundamental na valorização das atividades paroquiais e disseminação da Palavra de Deus. Parabéns pelo trabalho e pelo espaço. Desejo a todos um santo Natal do Senhor, repleto de muita felicidade. Tive a sorte de encontrar pessoas maravilhosas em minha vida, que me fizeram um ser humano digno e vitorioso. Hoje eu sei o significado da generosidade, do acolhimento... Obrigado Senhor Deus pelas oportunidades, pelos sorrisos que hoje são rotina em minha vida. Renove, Senhor, cada lar bonjardinense neste Natal. E nos faça constantemente vigilantes e preparados para sua nova vinda. Feliz Natal!


Produção Geral e Finalização: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. A vida sempre nos ensina, quando temos em Deus, a base para nossa existência!

    Feliz, por ter lido essa história! De parabéns aos que fazem a nossa PASCOM, de modo especial ao nosso amigo Bruno, por seu zelo, seu compromisso com as coisas do alto.

    ResponderExcluir
  2. Uma história fascinante, me emocionei ao ler.
    Encatou-me tambem sua forma de gradidão, umas das maiores virtudes do ser humano.
    Parabens Gabriel Ribeiro, que sua trajetória seja regada de muitas bençãos de Deus!

    ResponderExcluir