sábado, 28 de dezembro de 2013

Graça é:

Graça é dom. Não é comprada. Não é buscada. É dada. "Fostes salvos pela fé, gratuitamente. Isto não é por causa de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém de vossas boas obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2, 8-9).


Graça é sobrenatural, para a vida eterna. Sim, porque, participar da vida divina está acima da ordem natural. Igualmente os dons que levam a essa participação estão na ordem sobrenatural.

Graça é dom concedido por Deus, pelos méritos de Cristo, sem merecimento nosso. "Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores: aí está a prova do amor de Deus para conosco." (Rm 5,8).

Nessa gratuidade - grátis - está o amor de Deus. Nosso Deus revela-se um Deus-Amor, na gratuidade dos dons.

É o que Jesus falou à samaritana, no poço: "Ah! Se conhecêssemos o dom de Deus" (Jo 4,5)!

Graça é carisma, graça de serviço ou graça de estado. São graças para colocar a serviço dos outros irmãos, da comunidade: os talentos que você recebeu, a competência em sua profissão, os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio, por exemplo. São Paulo as compara com o funcionamento dos orgãos do corpo humano, em Cor 12, 1-30.

O Espírito Santo é a vida da alma. Viver em estado de graça é já, na terra, possuir o Céu. Assim como a graça é a vida da alma, o pecado é a sua morte.

"Pela graça santificante, o Espírito Santo nos une a Deus, tornando-nos Igrejas vivas - somos então, ‘Templos do Espírito Santo’.” (Santo Agostinho).

Fonte: O Recado - Pe. Augusto C. Pereira - SCJ / Foto: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário