segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

80 Anos do Colégio Sant’Ana: Beneditinas Missionárias de Tutzing, missão além fronteiras

Com o propósito de renovar os ideais de missão na tradição Beneditina, estabelecendo uma comunidade que anunciasse o Reino de Deus onde a “Boa Nova” ainda não tinha chegado, nascia a congregação que se tornou conhecida como Beneditinas Missionárias de Tutzing.


Fundada pelo Padre Andreas Amrhein OSB, em 1885, as Beneditinas Missionárias de Tutzing tem um estilo particular de vida religiosa, priorizando a vida e o ofício divino em comunidade, além das santas missões internacionais. Uma vida regrada especificamente pelos preceitos beneditinos.

No dia 21 de julho de 1903, oito irmãs chegaram a Olinda, Pernambuco. O Abade do Mosteiro de Olinda, da Congregação Beneditina do Brasil, convidou-as para ajudar na futura missão entre os índios na região amazônica. Como esta missão demorou a se realizar, as irmãs encontraram outro campo de apostolado na catequese e educação da juventude.

Desde o início, as missionárias dedicam-se à educação, antes de tudo, de jovens e mulheres. Nos lugares onde se estabeleceram, foram criadas Escolas. Assim surgiram, no decorrer da sua história, muitos tipos de educandários: Jardim da Infância, Curso Primário, Curso Secundário, Curso Médio, inclusive uma Faculdade em Olinda e um Conservatório de Música em Manila. Nas Filipinas, as irmãs dirigem 25 escolas pertencentes à Congregação, com cerca de 30.000 alunos. A estas instituições de ensino se acrescentam outros educandários, como: Escolas Domésticas, Cursos de Corte e Costura, Escolas para Deficientes, Escolas de Enfermagem e Escolas Bíblicas. Além disso, são oferecidos cursos de todo tipo para atender às pessoas em suas necessidades específicas.

Religiosas desta congregação lançaram sob o solo bonjardinense a semente de uma formação intelectual e moral rigorosa, comprometida principalmente com os valores cristãos.

Na incumbência de participar das missões da Igreja, colaborando na obra de evangelização, representantes da congregação se estabelecem na cidade. Logo surge a iniciativa da construção de uma escola, o Colégio Sant'Ana, fundado em 06 de janeiro de 1934, pelas Irmãs Missionárias de Tutzing, berço da educação bonjardinense e patrimônio cultural vivo de nossa cidade, que hoje comemora seus 80 anos de história.

As Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, que residiram em Bom Jardim - PE, doaram o Colégio Sant Ana, as oblatas de Santa Gertrudes, no início de 1951. Essas assumiram a responsabilidade do educandário, e atendendo ao chamado de Deus, deram origem à Congregação das Religiosas Beneditinas da Virgem Maria com o “sim” do Bispo de Nazaré, Dom Carlos Gouvêa Coelho, que assumiu sob sua jurisdição e seu olhar protetor com o decreto de ereção aos 18 de fevereiro de 1951.


Por Bruno Araújo / Pesquisa: http://www.osb-tutzing.it/po/index.html - Museu Virtual de Bom Jardim: Manoel Souto de Arruda / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário