sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrevista: Silvânia Andrade fala da experiência como juíza da Festa de São Sebastião do ano de 2012

As tradicionais festas dos santos padroeiros, a exemplo da Tradicional Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, maior festa religiosa de Bom Jardim que ora celebramos, costumam movimentar todo um aparato estrutural que garante o esplendor e brilhantismo de suas realizações anuais.

Todos os movimentos pastorais, em comunhão com todo o povo de Deus, se mobilizam para que os festejos transcorram com a mais absoluta exatidão quando o assunto é evangelizar.

As famílias são convidadas a vivenciarem liturgicamente todo o novenário, alimentando-se do Cristo na Mesa da Palavra e da Eucaristia, como sinal de revigoramento da fé e comprometimento com o anúncio do Ressuscitado.

Em meio a isto, encontramos aqueles que também são indispensáveis na organização e realização das propostas celebrativas das grandes solenidades que costumam reunir um maior número de fiéis, os juízes da festa.

Certamente muitos já se perguntaram como acontece esta escolha e qual o seu real papel nas festividades. Para falar sobre este assunto, convidados a Srª. Maria Silvânia da Silva Andrade, ex-guardiã da Bandeira, para um bate-papo exclusivo sobre a experiência como juíza da Festa de São Sebastião do ano de 2012.


Questionada sobre os assuntos pertinentes, Silvânia Andrade não hesitou em responder a uma pergunta sobre a polêmica dos episódios de selvageria ocorridos durante os shows artísticos do dia 02 de fevereiro de 2013.

“É necessário rever as atrações artísticas, as quais deveriam ser selecionadas pela qualidade de suas músicas.” Destacou Silvânia.

Confira a entrevista com Silvânia Andrade na íntegra:

Bruno Araújo: O que te fez abraçar a difícil missão de, junto com a sua família, serem juízes da Tradicional Festa do Glorioso Mártir São Sebastião do ano de 2012?

Silvânia Andrade: O “sim” de Maria, dos profetas e principalmente o de Jesus aos planos de Deus, nos ensina a colocarmo-nos como servos; como filhos confiantes na misericórdia, no amor de Deus, e no que Ele tem a realizar em nossas vidas. Ao receber o convite para ser juíza da Bandeira da Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, no ano de 2012, e ao dizer “sim”, sabia da grande responsabilidade que estava assumindo. Já havia sido juíza da Bandeira de São José, mas agora se tratava da maior festa em homenagem a um santo que nossa paróquia vivencia. Porém, acreditei na Providência Divina, nos planos de Deus para a minha vida. Abracei a missão de, junto a minha família, ser juíza da festa (Bandeira) para que a vontade de Deus se cumprisse em minha vida; e nem imaginava o que Deus estava reservando para mim, pois muitas graças Ele vem me concedendo, e sei que muito mais Ele fará!

Bruno Araújo: Em relação aos preparativos ao longo de todo o ano até o dia 24, dia da Procissão da Bandeira e Abertura da Festa, como ocorreram?

Silvânia Andrade: Os preparativos para o dia da procissão foram planejados com muito entusiasmo e com a ajuda do artista Léo (Lehandro Decorações), que com seu talentoso trabalho nos auxiliou. Modelo do andor, flores, lanternas, lembrancinhas, tudo combinamos juntos, e o resultado todos viram. O andor ficou belíssimo! Sem medir esforços, tudo fizemos com amor, dedicação e alegria para que naquele dia (24 de janeiro de 2012) tudo ocorresse com êxito. Alvorada, girândolas, banda de música, carro de som, tudo foi planejado para celebrarmos com júbilo a Festa de São Sebastião, honrando o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Santo dos santos. Deus não nos deixou nada faltar, pelo contrário, tudo deu certo. Pois o que fazemos para o Senhor, para honrar e glorificar o Seu Nome é abençoado e o Senhor, sobre nós, derrama suas bênçãos infinitas.


Bruno Araújo: Como é resguardar a Bandeira durante o período de um ano?

Silvânia Andrade: A responsabilidade de termos em nossa casa a Bandeira de São Sebastião no período de um ano foi muito grande, mas a honra e a alegria foram maiores. O sentimento é de que estávamos sendo protegidos e amparados por São Sebastião, que passou um ano em nosso seio familiar.

Bruno Araújo: Qual o legado desta ação para sua vida cristã?

Silvânia Andrade: Reavivamento, restauração, renovação, muita unção, sinais da manifestação do grande amor e misericórdia de Deus, foi o legado para a minha vida como cristã, após ter sido juíza da Festa (Bandeira) de São Sebastião, acreditando que muito mais o Senhor tem a realizar.

Bruno Araújo: O que mudou após a experiência de ser juíza?

Silvânia Andrade: Muita mudança ocorreu em minha vida após ter sido juíza da Festa de São Sebastião. Ainda durante o novenário, senti um ardente desejo de participar ativamente da Liturgia. O Senhor já estava mudando a minha história! Ao término do novenário, agradecia a Deus pelo chamado que Ele me fez durante toda a festa. Pois, por algum tempo fiquei sem frequentar à Igreja, mas de Deus nunca esqueci. Faltava um reavivamento. Nesta festa Deus agiu com Seu Santo Espírito, renovou-me, chamou-me para voltar a Sua Casa: a Igreja. Mas não meramente para “assistir” as missas, mas para participar da Igreja ativamente como sua serva, pois uma missão Ele tinha para mim, como tem para cada um de nós. Durante a entrega da Bandeira, na última noite, comentei sobre tudo isto com o Padre Elias Roque, e ele pediu que eu passasse a participar da equipe de Liturgia. A partir daí, voltei a participar da Santa Missa, participando da Liturgia. Mas Deus colocava em meu coração que isso ainda era muito pouco. Ele queria de mim muito mais. Veio então o convite do Padre Elias para que eu fosse uma das coordenadoras da Pastoral Litúrgica. Dentro de mim, o amor a Jesus e a sua Igreja só aumentava, eu me sentia útil a Deus, feliz em servir na Casa do Pai. Como Liturgia, passei a conviver e a conhecer Camila Brasiliano, Janaína Maria e Izabel Paulino, amigas, irmãs, anjos que o Senhor colocou na minha vida. Começava uma grande amizade alicerçada em Cristo. Amigas que nasceram pela fé! Por Camila veio o convite para participar do Grupo de Oração Línguas de Fogo, da RCC. Porém, só depois de um certo tempo passei a frequentar o grupo, onde todos formam uma família. Hoje como serva, participo de alguns ministérios do grupo. Entendo que Deus me envia em missão, para proclamar Sua Palavra aonde Ele mandar. Também através de Camila e Izabel Paulino, fui convidada a fazer parte do Programa Salve Maria, na Cult FM, onde exaltamos o Nome do Senhor Jesus e levamos Sua Palavra de paz e amor até as pessoas que, pelas ondas do rádio, são evangelizadas, pois têm sede de Deus. Muito Deus tem a realizar em minha vida, e muito eu tenho que fazer por Ele e para Ele, eu sei disso, pois minha missão está apenas no começo!


Bruno Araújo: O que representa a Festa de São Sebastião para você atualmente?

Silvânia Andrade: A Festa de São Sebastião é um tempo propício para refletirmos sobre nossa fé, nossa caminhada, nossas atitudes como cristãos, como irmãos em Cristo. E a exemplo de São Sebastião devemos sempre ter Jesus como o centro de nossa fé, colocando em prática seus ensinamentos, sem temor, sem covardia, pois Deus nos concede um Espírito de coragem para assim testemunharmos o amor que o Senhor tem por cada um de nós.

Bruno Araújo: Sobre os episódios de violência ocorridos durante os shows artísticos do dia 02 de fevereiro de 2013, qual o seu posicionamento sobre este fato?

Silvânia Andrade: É tradição nas festas de padroeiros e co-padroeiros a cidade vivenciar momentos com shows artísticos de bandas seculares. Todavia, algumas dessas atrações ficam a desejar com suas músicas que só fazem alusão e incentivam a violência, a embriaguez, a pornografia, e nada disso se encaixa no contexto de uma festa religiosa. Daí o resultado que vemos é violência durante os shows, com uso abusivo de bebida alcoólica, falta de bom senso e moral por parte de algumas pessoas. Um exemplo disso foi o fato ocorrido na festa do dia 02 de fevereiro de 2013. Sendo assim, torna-se necessário rever as atrações artísticas, as quais deveriam ser selecionadas pela qualidade de suas músicas. Vale salientar que a festa é religiosa, e sendo assim, porque também não presentear a comunidade católica com shows religiosos!

Bruno Araújo: Além da fé, o que é necessário para vivenciarmos bem a Festa de São Sebastião?

Silvânia Andrade: Além da fé, o testemunho de vida como autênticos cristãos torna-se necessário para vivenciarmos bem a Festa do Glorioso Mártir São Sebastião. Nossas ações e atitudes como cristãos devem ser o testemunho de que acreditamos em Jesus Cristo, Santo, Manso e Humilde de coração. Sendo assim, a fé deve resultar em obras, até porque “a fé sem obras é morta” (Tiago 2, 26).

Bruno Araújo: Qual a mensagem transmitida pelo exemplo do Glorioso Mártir São Sebastião aos fiéis bonjardinenses?

Silvânia Andrade: O exemplo do Mártir São Sebastião nos incentiva a cultivar a fé, a enfrentar os obstáculos, os sofrimentos, as perseguições, as calúnias e as injustiças de uma forma destemida, honrando o Santo Nome de Jesus, sem jamais negá-lo; professando acima de tudo, com coragem, a nossa fé diante de qualquer situação.


Bruno Araújo: Deixe o seu convite para todos aqueles que desejam participar conosco, no próximo domingo, dia 2, da grandiosa Festa do Glorioso Mártir São Sebastião.

Silvânia Andrade: Como comunidade cristã, que possamos participar com fé e júbilo da Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, renovando nossa fé e experimentando da misericórdia e a grandeza do amor de Deus para conosco, que se faz presente durante toda nossa vida.

Produção: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário